O candidato do MDB a prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, foi submetido a uma traqueostomia nesta terça-feira (24/11) para facilitar a continuidade do tratamento contra a Covid 19 e inflamação nos pulmões quando o ex-governador do Estado estiver em condições de sair do medicamento sedativo, de acordo com o filho Daniel Vilela que concedeu entrevista ao Diário de Goiás, poucas horas antes do boletim ser divulgado. Ele reforçou otimismo com o estado de saúde do ex-prefeito de Aparecida dde Goiânia.
De acordo com novo boletim médico divulgado nesta tarde, Maguito foi submetido a traqueostomia, devido ao tempo prolongado da intubação. “[A traqueostomia] facilita a pós sedação para tirar a sedação pois desde o primeiro dia ele tinha muita dificuldade de respirar com a máscara de ventilação de alto fluxo e de repente a traqueostomia pode facilitar isso, não trás essa situação de desconforto para ele”, destacou Daniel.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico, indicado em emergências e quando acontece intubações prolongadas, como é o caso de Maguito Vilela. O filho do candidato também destacou que a utilização do ECMO, equipamento que o ex-governador está sendo submetido deve ser retirado antes do tempo previsto. “Nós estamos muito otimistas, desde que foi adotado essa estratégia de tratamento utilizando o equipamento ECMO, ele teve um resultado até surpreendente. A gente imaginava que seriam no mínimo 15 dias de utilização do equipamento. Hoje ele está no sétimo dia e com uma reação bastante positiva, num processo mínimo de utilização deste equipamento”, pontuou.
Se Maguito estará livre da sedação no próximo domingo, dia das eleições, Daniel pregou cautela. “Não sei. É muito difícil a gente afirmar. É possível, mas é difícil de afirmar. Temos de aguardar as decisões médicas, de acordo com a evolução, com segurança para que quando isso acontecer ocorra com segurança para que ele continue assim. Acho que essa semana será bastante decisiva e otimista para que seja muito positiva.”