Em um encontro realizado neste sábado (10), o presidente da França, Emmanuel Macron, concordou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que a União Europeia deve repassar mais dinheiro à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“Acredito que as minhas propostas para a defesa europeia são totalmente consistentes com isso [o aumento dos gastos com a Otan]”, afirmou o presidente francês, mudando o tom do discurso em relação ao que havia falado em uma entrevista nesta semana à rádio “Europe 1”.
Na ocasião, Macron defendeu a criação de um exército europeu para diminuir a dependência da União Europeia em relação aos Estados Unidos nas questões militares.
A mudança de postura coincide com uma declaração de Trump em seu perfil no Twitter com um tom de advertência. “Talvez a Europa devesse primeiro pagar uma cota justa dos gastos da Otan, que os EUA subsidiam largamente”, escreveu Trump, antes do encontro com Macron.
Depois da conversa, que acontecem um dia antes da comemoração dos 100 anos do armistício da 1ª Guerra Mundial, Trump mostrou um lado mais conciliador.
“Queremos uma Europa forte, isso é muito importante para nós. Ambos queremos a melhor forma e a mais eficiente para atingir esse objetivo”, disse.