Publicidade
| Em 2 anos atrás

Lula tem 70% de chance de ganhar, diz CEO de instituto que acertou derrota de Trump

Compartilhar

O CEO do AtlasIntel, Andrei Roman, afirmou que o ex-presidente Lula (PT) tem 70% de chance de ganhar as próximas eleições e chegar ao seu terceiro mandato no comando do Palácio do Planalto.

“Nos últimos 18 meses, a gente sempre trabalha com a probabilidade de 70% de chance de Lula vencer, 25% de Bolsonaro vencer e 5% de algum cenário alternativo”, disse Roman, em entrevista ao portal Metrópoles.

Publicidade

O AtlasIntel foi criado em 2017 e, desde 2019, quando deram início à produção de pesquisas próprias, acertou todos os resultados no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Argentina, Chile e Colômbia.

Publicidade

Na entrevista, Roman argumentou que não existe uma onda bolsonarista. “Existe, talvez, uma tendência de melhora na margem do Bolsonaro, mas não diria que é uma onda. O crescimento é bem lento, gradual, e em cima de três pontos específicos: a melhora econômica, com a diminuição dos preços inflacionados, o impacto do aumento do Auxílio do Brasil na população mais pobre, e um certo entusiasmo com a saída do Brasil da pandemia.”

Publicidade

De acordo com o mais recente levantamento do instituto, Lula aparece com 46,7% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, tem 38%. “Se as próximas pesquisas mostrarem Bolsonaro empatando numericamente com Lula no primeiro turno, a chance de Lula ganhar no segundo seria em torno de 60% devido à transferência de votos de Ciro Gomes e Simone Tebet. Mas, se Bolsonaro passar Lula em dois pontos no primeiro turno, a gente consideraria que as chances seriam iguais para cada um dos dois vencer no segundo turno.”

Publicidade
Tags: eleicões