Divulgada na noite desta quarta-feira (24), pesquisa do site Poder360 demonstra continuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral para 2022.
Em se tratando de um segundo turno, em cenários com vários candidatos, Lula vence todos com variação entre 47% e 54%. O ex-juiz e ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Sergio Moro (Podemos), ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estão tecnicamente empatados na terceira posição. Assim como noutras pesquisas, Bolsonaro se mantém em segundo.
O instituto considerou dois cenários diferentes — um com o governador gaúcho e outro com o governador paulista, que ainda disputam as prévias tucanas para a escolha do pré-candidato à presidência da República, em 2022.
Cenário primeiro
Lula (PT) – 34%
Bolsonaro (sem partido) – 29%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
João Doria (PSDB) – 5%
Henrique Mandetta (DEM) – 3%
Alessandro VIeira (Cidadania) – 2%
Cabo Daciolo – 2%
Rodrigo Pacheco – 0%
Luiz Felipe D’Ávila (Novo) – 0%
Branco/nulo – 6%
Não sabem – 3%.
Cenário segundo
Lula (PT) – 36%
Jair Bolsonaro (sem partido) – 27%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Eduardo Leite (PSDB) – 5%
Cabo Daciolo (Brasil 35) – 3%
Henrique Mandetta (DEM) – 2%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
Luiz Felipe d’Ávila (Novo) – 0 %
Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
Branco/nulo – 7%
Não sabem – 1%.
Já quando o cenário é um eventual segundo turno, o petista também vence todos os candidatos. Sergio Moro, filiado ao Podemos recentemente e colocado como a terceira via mais viável para enfrentar a polarização entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva, é o nome que mais ameaça Lula num segundo turno.
Lula – 48% Moro – 31%
Lula – 54% Bolsonaro – 31%
Lula – 47% Doria – 24%
Lula – 50% Leite – 20%
Lula – 53% Pacheco – 14%.
De acordo com o Poder360, a pesquisa foi realizada através de ligações para telefones fixos ou celulares, entre os dias 22 a 24 de novembro em parceria com o Grupo Bandeirantes. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios nos 26 estados mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.