Publicidade

Lula inaugura nova etapa da transposição do Rio São Francisco; projeto foi iniciado em 2005

Por 5 meses atrás

Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou mais uma etapa da transposição do Rio São Francisco. O projeto de deslocamento de parte das águas do rio para demais regiões do nordeste brasileiro foi iniciado em 2005, no primeiro mandato de Lula. O novo trecho inaugurado abastecerá o interior pernambucano com água da transposição do rio.

O trecho implantado nesta quinta (5) faz parte da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, no município de Arcoverde (PE). Quando finalizado, o sistema integrado em questão terá 1,5 mil quilômetros de adutoras.

Publicidade

Atualmente, a Adutora do Agreste de Pernambuco atende seis municípios da região. Com a finalização, o abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas. Ao citar a importância do abastecimento hídrico no nordeste, Lula mencionou sua infância. “A obsessão que eu tenho pelo Nordeste e pela questão da água no Nordeste é porque, quando eu tinha sete anos de idade, eu morava em Caetés [PE] e a gente tinha que buscar água num açude, buscar água no pote, eu e meus irmãos”, lembrou o presidente.

Publicidade

A estação elevatória inaugurada por Lula faz parte da primeira etapa do projeto, que vai garantir que 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com as águas do São Francisco, até 2026. Com isso, serão atendidos os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.  Até o momento, o governo federal investiu mais de R$ 1,2 bilhão no projeto.

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Compartilhar
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.