Durante sua passagem por Goiânia nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou o desejo de participar de comício na campanha da também petista Adriana Accorsi, candidata à prefeitura nas eleições deste ano. Em entrevista à Rádio Difusora antes da agenda oficial, Lula falou que tem admiração por Adriana, lembrou o pai dela, o ex-prefeito Darci Accorsi e momentos da história política da cidade que viveu com ele.

“Quero ver se venho fazer um comício para minha candidata Adriana Accorsi”, afirmou Lula. Depois continuou: “Acho que ela merece ser levada em conta pelo povo de Goiás e de Goiânia porque é uma menina bem preparada e tem o histórico do pai”. Descontraído, em seguida Lula brincou com o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), que é jovem e que estava no estúdio.

Publicidade

O presidente disse que Daniel talvez fosse um menino de cinco ou seis anos, indicando que por isso pode não saber ou lembrar quando houve uma confusão nas eleições de 1985.

Publicidade

Até hoje os petistas argumentam que naquele pleito o falecido Darci Accorsi, que vinha bem à frente na contagem dos votos, venceu a eleição, mas não levou. A denúncia da época é que a apuração teria sido fraudada durante a noite, quando houve o anúncio de que a contagem seria suspensa, mas não foi. Ao amanhecer, lembrou o presidente, a eleição tinha um resultado bem diferente e ele acionou o então ministro da Justiça, Fernando Lira, falando em roubo nas eleições.

Publicidade

“A verdade nua e crua é que o Darci Accorsi foi roubado em 1985. Hoje acho que ele foi um dos melhores prefeitos de Goiânia. E Adriana é extraordinária. Sinceramente, eu acho que o povo de Goiânia pode fazer essa aposta: mulher competente, foi delegada-geral, defensora da criança e da mulher. Então quero vir [a Goiânia na campanha] porque faz tempo que estou com vontade de subir em um caminhão de som para fazer um comício”, brincou ele.

Na semana passada, a presidente nacional do PT, deputada Gleise Hoffman, já havia antecipado a pretensão de Lula de vir reforçar a campanha de Adriana antes de outubro, como mostrou reportagem do Diário de Goiás.

Publicidade

Presente

Lula recebeu de presente uma réplica da imagem do Divino Pai Eterno e disse que espera participar da Romaria de Trindade em alguma oportunidade.

Não participou da entrevista, mas assim como o vice-governador Daniel Vilela, o Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência República, o goiano Olavo Noleto também estava no estúdio. Ao secretário o presidente da República cobrou sorrindo que nas vindas a Goiás ele se encarregue de levar de presente empadão goiano, iguaria que gostava muito de comer quando vinha com frequência ao Estado.

Publicidade