O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá repetir um costume que o derrotado Jair Bolsonaro (PL) ‘decretou’ ao longo de sua gestão frente ao Palácio do Planalto. As transmissões ao vivo, por meio das redes sociais, também serão utilizadas pelo petista. A informação foi confirmada pelo deputado federal André Janones nesta terça-feira (13/12).
À colunista Bela Megale, do Jornal O Globo, Janones destacou que o formato será adotado. “Estive com o presidente na semana passada e ele me disse que vai fazer lives, semanalmente. Disse que vai fazer valer cada live que realizamos juntos e que manterá essa comunicação direta com as pessoas”, destacou.
A prática das lives semanais foi adotada durante toda a gestão do presidente Jair Bolsonaro que fez mesmo durante o contágio da Covid-19 e se tornou uma tradição entre seus apoiadores. Sempre no começo das noites de quinta-feira, Bolsonaro realizava as transmissões.
O alvo de Bolsonaro costumava ser a imprensa. O presidente comentava as notícias semanais direcionando críticas a cobertura jornalística de sua gestão. Durante o ápice do contágio da Covid-19, também usou as transmissões para defender tratamento precoce ao vírus.
Depois do período eleitoral, Bolsonaro não fez mais uso do expediente e chegou a apagar parte das transmissões. A prática permanecerá agora com a gestão petista. No segundo turno das eleições, Lula e André Janones realizaram uma transmissão que chegou a levar quase 80 mil usuários ao vivo no Facebook.