Publicidade
Notícias do Estado
| Em 2 anos atrás

Lula defende acordo de livre comércio entre Mercosul e China

Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Uruguai para reunião com o presidente do país, Luis Lacalle Pou. O objetivo da viagem é discutir o fortalecimento do Mercosul, bloco econômico que engloba Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, e outros países associados. Lula defende um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a China.

A China e o Uruguai já estão em negociação para um acordo comercial independente entre os dois países. Lula acredita que o acordo com o Mercosul é possível, mas antes, é preciso destravar a ratificação do acordo com a União Europeia (UE).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Na Argentina, Lula se refere a impeachment de Dilma como golpe

Publicidade

No momento, o negociação com a UE se encontra travada, já que alguns países europeus suspenderam a aprovação, o que exigirá negociações adicionais. O presidente afirma que quer intensificar as discussões com a UE e fortalecer, não somente o Mercosul, mas também a Unasul e a Celac. “Eu voltei a ser presidente não apenas para resolver os problemas do povo brasileiro, eu voltei porque acredito no multilateralismo e quero brigar por uma nova governança mundial”, completou.

Publicidade

Esta semana, Lula esteve também na Argentina e participou da cúpula de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), além de outros compromissos e encontros bilaterais com lideranças. O presidente deve retornar ao Brasil ainda hoje (25).

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: Mercosul