O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta segunda-feira (1) em evento de comemoração ao Dia do Trabalhador, que as Farmácias Populares estarão de volta. De acordo com Lula, o benefício de receber medicamentos gratuitos vai ser retomado em seu governo.
A declaração aconteceu quando Lula foi provocado pelo presidente do Sindicato dos Aposentados, que disse que os “velhinhos não estão mais conseguindo comprar os remédios”. Em resposta, o presidente alegou que a Farmácia Popular vai voltar, para que os aposentados não precisem mais pagar pelos medicamentos.
Nesse sentido, retomado o programa, os beneficiados podem retirar os medicamentos na Farmácia Popular pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou em uma farmácia privada da rede credenciada. No programa são distribuídos medicamentos de graça para o tratamento doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão. Além disso, havia também desconto de até 90% para remédios contra doenças como Parkinson e glaucoma.
A Farmácia Popular foi extinta no governo Bolsonaro, graças a cortes de verbas, que foram destinadas ao orçamento secreto.
Com informações da CNN Brasil