{nomultithumb}
Informações relativas a planejamento dos governos de Goiás a partir de 1961, desde as gestões de Mauro Borges Teixeira até a de Marconi Perillo, estão contidas em livros que foram lançados nesta quarta-feira (21), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, os volumes estão disponíveis na internet, para que qualquer cidadão, em especial historiadores possam ter a oportunidade de pesquisar de uma forma mais fácil informações relativas a 14 governos e 10 governadores.
A solenidade contou com a participação do atual governador, Marconi Perillo, e ex-inquilinos do Palácio das Esmeraldas, Iris Rezende (MDB), Maguito Vilela (MDB), Irapuan Costa Júnior, além de representantes dos outros ex-governadores.
Foram lançados os livros: “Coletânea do Planejamento em Goiás – 1961-2018” e “Reformas Administrativas nos Últimos 15 anos” e Caderno de Entrega de Resultados do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador
Os dois primeiros tratam da história da administração pública no estado. Já o caderno, contém os planos de ação dos desafios pactuados pelos municípios goianos e o Governo Estadual no âmbito da Aliança Municipal pela Competitividade do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI).
“Esses documentos serão muito úteis para os historiadores que vão pesquisar o que foi feito em Goiás nos últimos quase 60 anos, foi feita uma pesquisa a partir de publicações, arquivos pessoais, informações que acabaram neste resultado, que indicam claramente as fontes de conceitos adotados nos vários governos em especial no planejamento estratégico no plano Mauro Borges em 1961”, afirmou Marconi Perillo.
Já o atual prefeito de Goiânia e ex-governador por duas vezes, Iris Rezende, ressaltou que cada gestor deu a sua parcela de contribuição. Iris reforçou que do ponto de vista de planejamento, a história do estado se divide antes e depois do governo de Mauro Borges Teixeira, responsável pela modernização da máquina administrativa estadual com a criação de diversos órgãos públicos, no governo dele.
“Falando em planejamento eu devo destacar que Mauro Borges Teixeira realizou um dos mais importantes planos da história de Goiás. Nenhum ex-governador de Goiás deu motivos para envergonhar o nosso povo. Cada um ajudou a construir um estado melhor”, declarou Iris Rezende.
Distensionamento Político
Em entrevista, Marconi Perillo disse que a entrega dos livros com a presença dos ex-governadores representa um distensionamento entre as diferenças forças políticas em Goiás.
“Esse momento também representa um distensionamento político no estado. Todos nós temos os nossos partidos, as nossas preferencias políticas, mas aqui em Goiás sob a nossa liderança temos procurado fazer um trabalho motivado pelo republicanismo e pela vontade de juntar as forças goianas naquilo que é essencial, estratégico, em favor do estado”, destacou.
Acesso
O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, disse que o desafio é de atualizar informações que são antecedentes a 1961. Ele explicou que as informações já estão disponíveis no site da Segplan ou ainda do Instituto Mauro Borges.
“Identificamos trabalhos, documentos, muitos guardados em arquivos pessoais e nós trouxemos a proposta de consolidar em documento único e disponibilizar a internet para que fique um legado a sociedade, legado de gestão e planejamento de cada um dos governantes. Identificamos esta oportunidade e essa obrigação de consolidar esse legado e deixar expresso e explícito à sociedade”, completou.