Será iniciado o processo de consulta à carreira para formação de Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira, 5 de junho, e encerradas às 18h do dia de 15 de junho.
A previsão é de que a consulta seja realizada no dia 5 de agosto, das 10h às 18h30 em todas as unidades do Ministério Público Federal. O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, irá remeter a Lista aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado e da Câmara dos Deputados, além do Procurador-Geral da República e ao Conselho Superior do MPF.
Para o presidente José Robalinho, apesar de a presidente Dilma Rousseff (PT) não ser obrigada a acatar a Lista, a Associação continua mantendo a prática, considerada democrática e representante da vontade da categoria. “Nesses últimos 14 anos, a classe elegeu nomes de altíssima qualidade profissional, com liderança entre seus pares e com total condição para o exercício do cargo”, afirma o presidente.
A tradição de acatar a lista foi mantida durante os oito anos do governo de Luis Inácio Lula da Silva e, agora, no governo Dilma. O mandato do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, será encerrado no dia 17 de setembro.