Competitividade é o lema da Fórmula Truck. Para manter o equilíbrio durante toda a temporada é que foi criado o restritor de potência, aparato que será usado pela primeira vez, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, onde neste domingo será disputada a sexta etapa da temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.
Os 3.530 metros do traçado da cidade do interior do Rio Grande do Sul exigem bastante dos motores dos caminhões e, como prevê o regulamente de 2015, os três primeiros colocados na classificação geral já o utilizam desde a segunda prova do ano, disputada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Durante os treinos e a corrida os que usarão o restritor são o líder Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), o vice-líder Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) e o terceiro colocado Leandro Totti (Volkswagen Constellation).
O restritor é uma espécie de anel, colocado na entrada do turbo, que tem como objetivo reduzir a entrada de ar e, consequentemente, a potência dos motores que chegam a algo em torno de mil cavalos. O primeiro colocado, Felipe Giaffone, é o que sofre mais, pois em vez dos 80 milímetros de abertura para a entrada de oxigênio, que todos os posicionados do quarto lugar em diante apresentam, tem uma redução para 74 mm, o que o leva a perder cerca de 70 cavalos.
Giaffone venceu a última etapa, disputada em Goiânia e se manteve na ponta do Campeonato Brasileiro. De todos os pilotos no grid ele o único a ter usado os três modelos, pois também utilizou o de segundo colocado, que apresenta entrada de ar com 76 mm – perde cerca de 50 HP, que em Santa Cruz continua no Mercedes-Benz de Paulo Salustiano -, e o de terceiro que, em tese, é o que menos dificulta, já que tem 78 milímetros e deixa de utilizar algo em torno de 30 cavalos. Esse de terceiro colocado na classificação geral estará no Volkswagen Constellation de Leandro Totti, o atual campeão da temporada e companheiro de Giaffone na RM Competições.
Após esta sexta etapa em Santa Cruz do Sul, a Fórmula Truck corre em Curitiba (Paraná) no dia 13 de setembro; volta ao Rio Grande do Sul, com a etapa de Guaporé no dia 4 de outubro; em Cascavel (Paraná) no dia 8 de novembro e fecha a temporada em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro, no dia 6 de dezembro, quando todos os pilotos, independentemente da classificação, estarão sem os restritores.