Brasil

Lewandowski afirmou que não há prazo para a captura dos presos foragidos de Mossoró

Durante entrevista coletiva realizada neste domingo (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que não há prazo para a captura dos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Apesar do esforço policial, a região possui amplas áreas de mata e inclusive cavernas, o que dificulta a localização dos criminosos.

“O terreno é difícil, as condições são desfavoráveis, teve uma enxurrada torrencial, que apagou rastros, portanto a questão de prazo e dias é algo que não podemos precisar”, informou o ministro. Durante a coletiva de imprensa, também foi confirmado que os criminosos usaram uma barra de ferro da própria cela para abrir um buraco no vão da luminária para escaparem.

No pronunciamento, o ministro admitiu ter havido falhas, mas garantiu que todas foram corrigidas e reforçou a promessa da construção de uma muralha em Mossoró, similar à já existente na penitenciária federal da Papuda, no Distrito Federal. Ele disse que todas as unidades federais receberão o equipamento.

Caso semelhante

Lewandowski comparou o caso com o do brasileiro Danilo Cavalcante, que escapou de um presídio nos Estados Unidos em agosto do ano passado. “Recentemente, tivemos a fuga de um brasileiro nos Estados Unidos e as buscas duraram quase duas semanas. Espero que isso não aconteça aqui, mas [a demora ocorreu mesmo] com todas as ferramentas tecnológicas que os americanos possuem.”

Viagem de Lewandowski

Lewandowski viajou ao Rio Grande do Norte para acompanhar os trabalhos de investigação sobre a fuga dos dois detentos. “Estamos aqui na certeza de que vamos superar em breve essa situação adversa. Temos algumas medidas que pretendemos tomar a curto, médio e longo prazo, e que serão definidas pelos técnicos”, disse.

“A minha presença aqui é, antes de mais nada, [para] mostrar que o governo federal está presente”, disse. Segundo ele, o problema na penitenciária de Mossoró não afeta a segurança das cinco penitenciárias federais do país. No momento, o efetivo de agentes em busca pelos foragidos aumentou de 300 para cerca de 500, divididos em dois turnos.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024