O Santos acertou nesta terça-feira (6) a contratação do técnico Levir Culpi, 64, sem clube desde novembro, quando foi demitido do Fluminense. O anúncio oficial deve ser feito nesta quarta-feira (7).
O treinador firmou contrato até dezembro e chega acompanhado de preparador físico e auxiliar técnico.
Levir tem a missão de recuperar a equipe, que ainda disputa três competições em 2017: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro.
A diretoria agiu rápido para contratar o substituto de Dorival Júnior, demitido no domingo (5), um dia depois de perder o clássico para o Corinthians por 2 a 0.
O melhor trabalho recente de Levir foi à frente do Atlético-MG. Pelo clube, por um ano e quatro meses (de abril de 2014 a novembro de 2015), o técnico venceu a Copa de Brasil, a Recopa Sul-Americana, ambas em 2014, e o Mineiro do ano seguinte.
Na passagem pelo Fluminense, no ano passado, conquistou a Primeira Liga.
Ao chegar à Vila Belmiro, o técnico encontrará um elenco com alguns medalhões até então intocáveis na equipe titular, como o volante Renato e o atacante Ricardo Oliveira.
Recentemente, Levir peitou e barrou atletas experientes por onde passou.
Em 2014, no Atlético-MG, teve problemas com Ronaldinho Gaúcho, que não repetia o bom futebol de 2013. O jogador acabou deixando o clube. À época, Levir chegou a afirmar que o meia “não queria pagar o preço da preparação que o futebol exige”.
No Fluminense, o treinador teve rusgas com Fred, que chegou a declarar que não mais jogaria sob o comando de Levir. O atacante acabou indo para o Atlético-MG.
Nesta quarta, porém, quem comandará o Santos contra o Botafogo, no Pacaembu, às 21h, pelo Brasileiro, será Elano. O técnico interino promoverá mudanças no time.