O Laboratório Móvel de Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (LMT/UEG), montado em uma vã adquirida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivo colaborar para que a agricultura familiar em Goiás garanta alimentos saudáveis, com o mínimo impacto ambiental.
Com o laboratório, professores e técnicos da UEG vão orientar e treinar produtores a realizarem controle de pragas, por meio do uso de agrotóxico, durante a feira Agro Centro-Oeste Familiar 2017, que será promovida de 7 a 10 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia.
Para isso, o laboratório terá equipamentos básicos e de fácil acesso, como pulverizador costal, barra de pulverização, simulador de características de ponta de pulverização e diversos tipos de pontas de pulverização.
“Com equipamento e manejo corretos, é possível alterar a dimensão da gota, garantindo correta aplicação do agrotóxico”, diz o professor de técnicas de mecanização agrícola e coordenador de LMT da UEG Elton Fialho dos Reis. De acordo com ele, se a aplicação não for correta, a gota do agrotóxico pode sair muito grossa ou muito fina, afetando o meio ambiente e também o produtor. Gostas muito finas podem ser transportadas pelo vento, contaminando áreas que não deveriam receber o produto.