Publicidade
Goiânia
| Em 4 anos atrás

Justiça garante permanência do urso Robinho em Goiânia

Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reconsiderou, a pedido da Procuradoria-Geral do Município (PGM) a decisão que autorizava a transferência do urso Robinho para São Paulo e garantiu a permanência do animal no Zoológico de Goiânia.

Segundo a PGM, o urso está adaptado ao clima da capital, cidade onde nasceu. Embora a temperatura em Goiânia seja elevada e o clima seja seco, Robinho está habituado às condições, pois já vive no local há 17 anos.

Publicidade

Outra justificativa para a permanência do urso em Goiânia é a garantia de qualidade de vida. A mãe de Robinho, Lucy, faleceu em outubro de 2019, com idade aproximada de 43 anos. A longevidade da espécie varia de 20 a 30 anos em cativeiro, sendo Lucy considerada a ursa mais velha da América do Sul. Para a PGM, a vida longa da mãe de Robinho comprova a qualidade de vida no zoológico goiano.

Publicidade

Além disso, foi construído novo ambiente para acolhimento do urso Robinho no Zoológico de Goiânia, com área de 640m², que dispõe de ar condicionado, cascata em um tanque para banho (27m²), com capacidade de aproximadamente 9.000L de água, pontos de fuga, vegetação e arbustos, áreas de descanso em plataformas, troncos etc.

Publicidade

O juiz Sebastião Luiz Fleury suspendeu os efeitos da decisão anterior e determinou que o urso Robinho continue abrigado nas dependências do Zoológico de Goiânia.

Publicidade