Sob segredo de Justiça, chegou descarrilado ao TRF um Trem da Alegria de 30 anos do Senado. O juiz da 3ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Bruno Apolinário, recusou no final de Julho cinco embargos de declaração e a advocacia da Casa Alta apela no tribunal para manter o ‘trem da alegria’ da gestão do senador Moacyr Dalla, ato 87/84. A Justiça determinou a revogação da efetivação de 1.554 funcionários e a divulgação da lista – mulheres, filhos e amigos de políticos nomeados após 5/10/83. Parte está empregada no Senado e outros estão aposentados – que terão benefícios cassados.
Apelação
Em nota, o Senado informou que apelou da sentença, para efeito suspensivo, e aguarda decisão da Justiça. E ratificou que ainda não foi notificado para enviar lista dos servidores efetivados.
Demissíveis
O juiz determina que os efetivados em atividade devem retornar ao regime de CLT, sob risco de demissão, e considera a decisão da Mesa nula por ser ato lesivo ao patrimônio.
Ipsis litteris
A sentença ampara-se no decreto-lei 200/67, Artigo 102, que ‘vedava nomeação sem habilitação em concurso’. Até o fechamento da Coluna, o Senado não respondeu.
Dilma blindada
O e-mail de ‘sistema seguro’ que a presidente Dilma anunciou pelo Twitter, implantado pelo Serpro, é tecnologia nacional da Abin, o CriptoGov, revelado pela Coluna.
Aliada é isso aí!
O governador Jaques Wagner (PT), da Bahia, entrou numa sinuca de bico. Bem posicionada nas pesquisas, a senadora e aliada Lídice da Mata (PSB), que ele ajudou a eleger, disse que pretende se candidatar ao governo, mas dar palanque a Eduardo Campos. Wagner precisa abrir campanha para a presidente Dilma no Estado.
Sai ou não?
O PSB deixou cargos no governo federal, mas não nos Estados onde é aliado do PT. É o caso da Bahia, onde o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, é do PSB – apadrinhado de Lídice.
Cotados
Wagner pretende manter candidato do PT, e anuncia mês que vem o seu escolhido à sucessão, seu preferido é o chefe da Casa Civil, Rui Costa. Mas ele continua a conversar com José Sérgio Gabrielli, ex-Petrobras, e o senador Walter Pinheiro.
À distância
O deputado estadual Fred Costa, de Minas, exonerou de seu gabinete Aguinaldo Barroso, irmão do presidente do PEN51, que mora em Barrinha (SP), a 550 km.
Voando
Um dos responsáveis pelas rotas Brasília-Paris, o governador Agnelo Queiroz soube do anúncio da Air France quando embarcava em Frankfurt. Por ora, por outra companhia.
Freio na fé
Devotos ficaram revoltados. A tradicional carreata em homenagem a Nossa Senhora Aparecida que sai da Igreja de Santa Edwiges, na Quadra 905 Sul em Brasília, foi barrada por novo decreto do Governo.
PIB do comércio
A 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Setembro de 2014, será na Costa do Sauípe (BA). É encontro de bom naco do PIB nacional. O convite foi feito a 6 mil lojistas em Brasília pelo secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.
Memória do motorista
Ex-guerrilheiro, o jornalista Cid Benjamin, que lança dia 22 no Rio o livro ‘Gracias a la vida – Memórias de um militante’ (Ed. José Olympio), foi o motorista que libertou do sequestro o embaixador Charles Elbrick. Curioso é que depois ele voltou no mesmo carro ao local para ver a confusão popular. Está no livro, imperdível.
E$peciali$ta$
O Prodabel, empresa de informática e informação da prefeitura de Belo Horizonte, emprega uma frente suprapartidária: sete ex-vereadores não reeleitos como assessores especiais. Todos especialistas, claro..
Na tela
O presidenciável Eduardo Campos, do PSB, concede hoje a primeira entrevista após a aliança com Marina Silva. Ao vivo e em rede, na REDEVIDA de Televisão, 22h15.
Memória
No mesmo programa, antes da posse no TCU, a mãe do governador de Pernambuco, Ana Arraes, soltou: ‘Papai sempre dizia que a dor do voto é pior que a dor do amor’.
Ponto Final
Para @DilmaBlindada: Quem tem aliado como esse governo não precisa de NSA como inimigo.
________________________________________
Com Equipe DF e SP