Publicidade
Eleições 2024
| Em 8 meses atrás

Justiça Eleitoral abre nesta quarta em várias cidades para regularização de cadastro eleitoral

Compartilhar

Cartórios eleitorais de alguns municípios têm horário de atendimento extraordinário nesta quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalhador. Será uma oportunidade para a atualização do cadastro eleitoral, com transferência de domicílio, por exemplo, a tempo das eleições deste ano. O prazo para atualizar o cadastro encerra na próxima quarta-feira, dia 8, e agora só pode ser feito presencialmente.

Em Goiânia, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) está com o horário estendido até o dia do fechamento do cadastro. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 às 18h. Nesta quarta, a CAE estará aberta das 7 às 17h, assim como no sábado (4) e no domingo (5).

Publicidade

Os cartórios eleitorais da cidade de Anápolis também seguem funcionando das 8 às 18h nos dias úteis. Contudo, neste feriado e fim de semana, a Justiça Eleitoral funcionará das 14 às 17h, conforme divulgou o TRE/GO.

Publicidade

Para conferir se o cartório da sua cidade estará em funcionamento amanhã, o eleitor pode enviar uma mensagem via Whatsapp para o número (62) 3920-4009.

Publicidade

O que é o cadastro eleitoral

O cadastro eleitoral é o banco de dados da Justiça Eleitoral. Nele, estão contidas todas as informações sobre o eleitorado brasileiro, inscrito no país e no exterior, armazenado em meio eletrônico a partir da introdução do processamento eletrônico de dados, determinado pela Lei nº 7.444/1985.

O cadastro eleitoral, unificado em nível nacional, contém, atualmente, registro de dados pessoais de todo o eleitorado e de ocorrências relativas ao histórico de cada inscrição (título eleitoral), relacionadas, entre outras, ao não exercício do voto, à convocação para o desempenho de trabalhos eleitorais, à apresentação de justificativas eleitorais, à existência e à quitação de débitos com a Justiça Eleitoral, à perda e à suspensão de direitos políticos e ao falecimento de eleitores.

Publicidade
Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.