O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), estava em um resort na Bahia com sua família quando foi filmado e hostilizado por algumas pessoas que estavam no mesmo local. No vídeo, que viralizou nas redes sociais neste domingo (20), mostra o deputado federal sendo chamado de “pilantra” e ladrão”, além de sua mulher também ser hostilizada. Assista:
No fim do vídeo, Maia faz, com uma das mãos, a letra “L”, em alusão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quem ele apoiou durante as eleições. Por este motivo, os ataques dos populares presentes foram atribuídos a bolsonaristas, que recentemente tem manifestado pelo Brasil e em algumas partes do mundo a insatisfação e a negação do resultado das eleições.
Rodrigo Maia foi presidente da Câmara entre 2016 e 2021 e, quando deixou a presidência, tentou emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) como sucessor. A eleição interna do Parlamento, contudo, foi vencida por Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro.
Após o vídeo viralizar na internet, houve quem se solidarizou com o deputado e quem apoiou os ataques. Confira as reações na internet: