Publicidade
Geral
| Em 4 meses atrás

Juízes eleitorais abordam com partidos poder de polícia sobre a propaganda e as pesquisas eleitorais

Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (7), os juízes eleitorais da capital se reuniram com representantes dos partidos de Goiânia. A reunião envolveu o exercício do poder de polícia dos juízes eleitorais sobre a propaganda e as pesquisas eleitorais e sobre o uso sustentável e descarte consciente do material de campanha. O assunto é previsto no artigo 38 do Provimento 4/2024 VPCRE.

O artigo prevê que os juízes eleitorais “no exercício do poder de polícia” devem adotar determinadas medidas preventivas. A primeira delas é oficiar que os partidos destinem sobras de material de campanha para cooperativas de reciclagem.

Publicidade

A outra medida é justamente a realização de ao menos uma reunião com partidos e coligações para tratar das regras de propaganda eleitoral. Além disso, devem abordar o uso sustentável do material de campanha e o descarte consciente do material de campanha.

Publicidade

A reunião ocorreu na sede dos cartórios eleitorais de Goiânia, localizado no Edifício Ialba-Luza. O diretor do Fórum Eleitoral de Goiânia, juiz da 2ª Zona Eleitoral Otacílio de Mesquita Zago, abriu o evento. Estiveram presentes seis juízes eleitorais, oito chefes de cartórios eleitorais e os representantes dos partidos.

Publicidade

Leia também Aumento no eleitorado faz TRE-GO estudar nova zona eleitoral em Goiânia

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.