Goiás é o Estado com atualização cadastral de empresas mais ágil, com menor tempo médio de análises de processos de abertura de novos negócios e com analistas de maior destaque dentre 13 unidades da Federação atendidas pela Sistema Sigfacil (software que permite a integração e expansão do processo de abertura de empresas on-line).
Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (26 de junho), durante workshop realizado pela empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do software (VOX Tecnologia) (veja quadro abaixo).
A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) é contratante dos serviços da empresa desde 2017. Além da Juceg, outras 12 Juntas Comerciais são atendidas pelo sistema: Paraná, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Tocantins, Roraima, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Amapá, Amazonas e Piauí.
O presidente da Juceg, Leonardo Fortini, destaca o resultado como parte da orientação promovida pelo Governo de Goiás em desburocratizar e garantir o avanço do ambiente empresarial do Estado, como forma de garantir a geração de emprego e renda.
“Apesar dos dados positivos, trabalhamos para melhorar ainda mais nossos resultados. Nosso objetivo, conforme destaca o governador José Eliton, é promover a competitividade para fortalecer o ambiente empresarial no Estado.
Dados
Goiás se destaca em todos os rankings apresentados pela empresa. O tempo médio de atendimento das solicitações de atualização cadastral (como troca de sócio, aumento de capital, mudança de endereço) pela Juceg é o menor dentre os 13 Estados pesquisados: 3h59min39s.
A Junta Comercial goiana é 40 minutos mais rápida que a segunda colocada (Rio Grande do Norte), que gasta 4h39min e28s; ou 20 mais vezes mais ágil que o último colocado no ranking (Piauí), que leva 71 horas44minutos14 segundos.
O tempo médio da análise de processos (abertura, alteração, extinção) também é destaque. Da análise até a digitalização, a média é de 21 minutos29 segundos. O segundo colocado (Rondônia) fica com 23 minutos e 12 segundos. A Paraíba (último colocado) tem a média de 27minutos. “Estes indicadores indicam que estamos no caminho certo”, analisa Fortini.
Por detrás dos resultados, está o trabalho dos analistas da Juceg. No ranking dos 10 analistas de todas as 13 Juntas Comerciais pesquisadas com maior produtividade, 7 são da Junta Comercial goiana. O de maior destaque (Ronaldo Ferreira Marra) manteve a média de 947 processos analisados neste ano. “Tudo isso é fruto do trabalho dos nossos servidores, que são peças importantes neste processo”, avalia Fortini.
A média geral dos mais de 50 analistas da Juceg (interior e capital) para a análise de processos é de 8 horas e 49 e 51 segundos. No Maranhão (último colocado), o tempo médio é de 41 horas 47 segundos.
Veja o desempenho das Juntas Comerciais
SOLICITAÇÕES DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
ANÁLISE – PROTOCOLO ATÉ DIGITALIZAÇÃO
ANALISE DE PROCESSOS – ANALISTAS
MAIORES PRODUTIVIDADE – MÉDIA ANALISTA