Publicidade
Categorias: Política
| Em 9 anos atrás

Jovair recebe apoio de aliados por relatório

Compartilhar

Representantes da bancada parlamentar de Goiás elogiaram o parecer apresentado pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB) nesta quarta-feira na Comissão Especial que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O parecer defendeu o prosseguimento do pedido de afastamento da petista, o que converge com a posição da esmagadora maioria dos parlamentares goianos. Apenas um dos 20 deputados e senadores é o contra o impeachment (Rubens Otoni, do PT). 

Publicidade

“O relatório fortalece a perspectiva de mudança de posicionamento daqueles que estavam indecisos para serem favoráveis. Facilita o nosso trabalho de convencimento”, afirmou o deputado federal Alexandre Baldy (PTN). “O relatório está de acordo com a vontade popular. As pedaladas existiram. A presidente não podia ter feito isso. Não pode pedalar. Pedalou, é impeachment”. 

Publicidade

O parecer de Jovair defende que os atos praticados por Dilma, se confirmados em investigação que o Senado deve proceder, representam condutas “gravíssimas e conscientes de desrespeito” a um poder da República. Traduzindo: o deputado afirma que Dilma tolheu uma prerrogativa básica do Congresso Nacional, que é deliberar sobre o orçamento do governo. Para o relator, a magnitude e o alcance das violações praticadas pela presidente constituem em grave desvio dos seus deveres funcionais. 

Publicidade

“O relatório é muito centrado, sensato e legalista. Representa o que eu penso e o que pensa a maior parte dos deputados. O que nos preocupa é a barganha que o ex-presidente Lula tem feito”, afirmou o delegado Waldir Soares (PR). “Ele (Jovair) tentou ser o mais equilibrado possível. O crime de responsabilidade aconteceu. Não tem como fugir. Estamos tratando do pedido apresentado no ano passado. Se fosse o da OAB, seria muito pior”, completou Fábio Sousa (PSDB). Todas estas declarações foram publicadas pelo jornal O Popular nesta quinta-feira. 

Na mesma linha seguiu o deputado Giuseppe Vecci (PSDB): “As pessoas tentam dizer que a questão da pedalada é pequena, mas elas estão se esquecendo de tudo o que foi feito, do que foi roubado. A Elba (caso Collor) também não era pouco?”. Já Heuler Cruvinel (PSD) reconhece que o País está dividido, mas pondera que a maioria é a favor do impeachment. “O relator foi imparcial, teve uma boa condução e tudo que ele colocou no relatório dele corresponde à realidade”. 

Publicidade

Lucas Vergílio (SD) afirma que Jovair é um deputado experiente e diz ter a certeza de que o relatório em favor do afastamento de Dilma está em consonância com a Constituição. “Vamos torcer para que o relatório seja aprovado e para que o processo ande o mais rápido possível”. 

Publicidade