2017 e 2018 serão “muito positivos” para Goiás e municípios no que se refere às perspectivas de crescimento. A análise é do vice-governador José Eliton ao participar na tarde desta sexta-feira (10), em Piranhas, oeste do estado, do Fórum de Desenvolvimento Municipal, promovido pela Prefeitura e Câmara, em parceria com o Governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae GO). No evento, José Eliton representou o governador Marconi Perillo, e assinou o Plano de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do município, construído coletivamente pelas lideranças e poder local.
Durante a solenidade, o vice-governador destacou o caráter municipalista do governo Marconi Perillo e os esforços feitos nos últimos anos para equilibrar as contas do estado, criando a oportunidade de, neste momento, definir importantes investimentos nos municípios. Segundo ele, iniciativas como esta da prefeitura de Piranhas em parceria com o Sebrae serão sempre apoiadas pelo governo do estado. “Vamos apoiar esses movimentos, não só aqui, porque essa experiência haverá de expandir para todas as regiões do estado, uma vez que é o trabalho que dá a independência, é o esforço que garante o exercício pleno da cidadania”, acentuou.
Para ele, a Semana do Desenvolvimento Municipal de Piranhas é um evento que prepara a economia local, os que querem empreender, os que querem arriscar, qualificando-os. “E também ajuda os prefeitos na organização do pensamento sistemático, do processamento de informações para uma gestão profissional, uma gestão dos tempos atuais”, disse José Eliton. E continuou: “Nós temos que fazer com que a sociedade tenha condições de sonhar, sonhar com dias melhores para seus filhos, com perspectivas para crescer e avançar; é nessa trilha que vamos seguir, o governador Marconi e eu, tendo a coragem de enfrentar os desafios, de quebrar paradigmas, mas sempre de olhar para adiante, de avançar”
O plano foi construído coletivamente por representantes dos diferentes segmentos da comunidade de Piranhas, durante a Semana do Desenvolvimento, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Piranhas e do Sebrae GO e que se estenderá a outros municípios goianos. Além de mobilizar lideranças e poder público na definição das prioridades para o município, a construção do Plano de Desenvolvimento Municipal, a partir da metodologia aplicada pelo Sebrae, estabelece na cidade uma estrutura de governança capaz de acompanhar a execução de tudo o que foi planejado e inserido no plano de ações do município.
A solenidade, na Câmara Municipal de Piranhas, contou com a presença do prefeito Eric de Melo Silveira, do presidente da Câmara, vereador João Leones Martins, e de prefeitos de dezenas de municípios que foram conhecer a experiência de Piranhas, entre eles os prefeitos de Ceres, Bom jardim, Aragarças, Baliza, Doverlândia, Caiapônia, Iporá, Arenópolis e Diorama, entre outras cidades. O senador Wilder Morais e o deputado estadual Virmondes Cruvinel, também estiveram presentes.
O Fórum de Desenvolvimento Municipal de Piranhas teve início pela manhã, com palestras e reuniões técnicas para a formatação do documento final resultante das discussões com a comunidade. Nos dias que antecederam o fórum, os técnicos do Sebrae e do poder público local realizaram reuniões com os representantes da comunidade no Sindicato Rural e também no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego). O Plano de Desenvolvimento Municipal foi estruturado com foco em três grandes eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental.
Segundo o gerente do Sebrae GO, Augusto de Araújo, a elaboração coletiva do plano de desenvolvimento municipal é um momento riquíssimo em quje todos, mesmo que nas eleições não tenham estado do mesmo lado do palanque, se unem em defesa dos interesses da cidade. O objetivo do plano municipal, conforme destacou, é melhorar o ambiente local e regional para que as pequenas empresas prosperem e gerem mais empregos e renda aos municípios. “O fórum discute e produz o caminho inicial a ser seguido, mas é a estrutura de governança que fica na cidade que irá acompanhar a execução do plano e os seus resultados”, afirmou.
Piranhas é um município que tem sua sede a 274 quilômetros da capital e uma população estimada de 11 mil habitantes para 2016. O seu Produto Interno Bruto é de quase R$ 300 milhões e a sua economia tem sua maior força nas atividades agropecuárias. Com forte potencial para o turismo, o município possui dezenas de cachoeiras e cascatas, praticamente inexploradas.