O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, se reuniu na quarta-feira (09/11), com representantes da Caracal International, entre eles, o CEO Hamad Al Almeri. A fabricante de armamentos e munições exclusivas para forças de segurança tem sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e pretende instalar uma unidade de produção em Goiás. O memorando de entendimento foi assinado em outubro durante missão comercial do Governo do Estado naquele país.
A reunião contou com as presenças do secretário Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) Luiz Maronezi; dos empresários goianos que tomaram a iniciativa do empreendimento, Paulo Humberto Barbosa e Augusto de Jesus Delgado; do chefe de Operações da Caracal, o germânico Robert Hirt e a diretora de Marketing Comercial, Sandra Maria Schlegel e superintendente de Ações e Operações Integradas da SSPAP, delegado Emmanuel Henrique.
A reunião serviu para aprofundar as tratativas negociação entre a indústria dos Emirados e os goianos. A expectativa é que a fábrica gere cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Na ocasião, José Elitonagradeceu pela forma generosa com que a comitiva goiana foi recebida e ressaltou as potencialidades goianas. “Estamos honrados em recebê-los no Estado. Nosso maior desejo é que tenhamos uma agenda positiva. Afinal, Goiás talvez seja o estado brasileiro mais apto para implementação de novos negócios”, afirmou.
O vice-governador e titular da SSPAP também explicou que a economia goiana passou por modificações na última década. “Passamos de produtores primários para diversificação, como, por exemplo, a implementação do segundo maior polo farmoquímico do país, o terceiro polo metal-metalúrgico e o quarto de mineração”, disse. José Eliton destacou que as mudanças são resultado da política estável no sentido de unir os interesses público e privado para incentivar a geração de empregos e renda.
Hamad Al Almeri declarou que está encantado com as riquezas goianas. Enumerou diversas potencialidades econômicas, parabenizou o Governo do Estado pelo “time de grande potencial”, ao citar os profissionais que estão recebendo a comitiva dos Emirados. “Já conseguimos enxergar diversas potencialidades, inclusive em outras áreas. Escolhemos Goiás após várias pesquisas terem apontado que esse estado é negócio certo”, declarou.
O CEO da Caracal International relatou que recebeu total apoio do presidente dos Emirados Árabes para a parceria com os goianos. “Contamos com o respaldo do nosso governo”, disse.