Publicidade

José Eliton presta homenagem a José Luiz Bittencourt que deu nome ao Itego da Região Noroeste de Goiânia

José Eliton - Itego - Goiaânia - José Luiz Bittencourt - Foto Wildes Barbosa 03.jpg

O governador José Eliton inaugurou, hoje (6/7), uma das maiores obras da área da educação de Goiânia e do Estado, o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás José Luiz Bittencourt (Itego) da Região Noroeste, no Bairro Floresta. A obra é uma importante “janela aberta para o acesso ao mercado de trabalho, com qualificação, e estabelecendo uma condição de ensino e aprendizado”, relatou José Eliton, ao descrever o que almeja para o Estado de Goiás.

O Instituto Tecnológico de Goiás do Bairro Floresta recebe o nome de José Luiz Bittencourt, falecido em 2008. Bittencourt nasceu em Aracaju (SE) e veio para Goiás aos 17 anos. Foi professor, advogado, jornalista, secretário de Educação municipal e estadual, vice-governador, deputado estadual e presidente do Conselho Estadual de Educação”, contou seu filho Luiz Bittencourt que falou em nome da família composta de 10 irmãos, 35 netos, 26 bisnetos e um trineto.

Publicidade

“Minha mãe tem 96 anos, com uma lucidez  enorme, e mandou trazer um abraço da nossa família ao governador”, transmitiu seu filho Luiz Bittencourt. Ele assinalou que “ela reza para que o governo de José Eliton continue nessa força crescente, com inaugurações de obras e entrega de benefícios ao nosso povo, desse projeto que quer fazer de Goiás o melhor lugar do País para se viver”.

Publicidade

Luiz Bittencourt, ao falar da importância do Itego, disse que tudo o que construiu ao longo da vida como deputado estadual, deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa e como engenheiro, “foi através do estudo”. Para ele, do Itego do Bairro Floresta “sairão muitos médicos, cientistas, engenheiros, advogados, muitas pessoas que vão poder dar sua contribuição para que Goiás e o Brasil continuem evoluindo”. Ele contou que já visitou vários países e, recentemente, conheceu um instituto de educação da França, em Lyon, e agora, ao ver o Itego José Luiz Bittencourt pronto, pode afirmar que “em qualquer lugar do mundo essa obra seria importante”.

Publicidade

Itego – O Itego da Região Noroeste de Goiânia, a 24ª unidade do Estado, tem capacidade para atender 5 mil alunos por ano em cursos superiores de tecnologia, cursos técnicos, de qualificação profissional e capacitação. A obra teve investimentos de mais de R$ 11 milhões, recursos do Governo Federal com contrapartida do Estado de Goiás.

A unidade vai oferecer, inicialmente, cursos nas áreas de gestão e negócios (Recursos Humanos, Vendas, Logística); Produção Cultural e Design (Moda, Vestuário, Modelagem); e Informática (Rede de Computadores, Internet, Operador e outros), numa área de 5 mil m². 

Publicidade

São 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e dois grandes laboratórios especiais, com impressora 3 D, Plotter de corte, cortadeira a laser, fresadora CNC e marcenaria, entre outros. Tem também um laboratório tecnológico em confecção, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência e quadra poliesportiva coberta, além das salas administrativas.

Publicidade
Marcley Matos: