O governador José Eliton lançou nesta sexta-feira (18/5), na sede da Academia da Polícia Militar, o aplicativo GoTáxi. Com ele, os servidores utilizarão táxis credenciados em seus deslocamentos a trabalho, substituindo parte da frota atualmente locada pelo Estado. “O lançamento do GoTáxi sinaliza aquilo que queremos no nosso governo: gestão com planejamento, inovação e foco no ser humano”, afirmou o governador.
O modelo já é utilizado pelo Governo Federal, que alcançou uma economia de 60% nos gastos com transporte. “Além de trazer mais eficiência nos serviços prestados à nossa gente, estamos investindo e apoiando nossos taxistas, um importante segmento em nosso estado”, ressaltou José Eliton. Segundo ele, o produto da economia com esse serviço será imediatamente revertido para proporcionar melhorias nas áreas de saúde e segurança públicas.
Objetivo do aplicativo é dar eficiência aos gastos públicos, gerando uma economia na ordem de R$ 20 milhões de reais em 2018 com custo de deslocamento de funcionários públicos. Com exceção da frota de segurança pública. “Nós estamos democratizando todos os acessos aos transportes no caso dos servidores públicos do Estado, além disso, estamos incentivando o segmento importante da economia, transferindo recursos que iriam para empresários de frotas de locação para os taxistas, cadeia importante da economia do estado de Goiás, que democratiza receitas e que leva receitas para diversos lares do Estado de Goiás, gerando uma economia de 50%”, ressaltou José Eliton.
Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, o GoTáxi representa uma quebra de paradigma no serviço público. “Além da economia e transparência nos gastos, os processos de controle e gestão do transporte dos servidores públicos em razão do serviço são simplificados. Também movimentará o mercado de táxi, que, pela primeira vez, tem o Governo e seus servidores públicos como clientes. Como reflexo, contribuímos para reduzir veículos em circulação e melhorar o trânsito”, concluiu.
Dados do serviço – O GoTáxi funciona de modo similar a serviços de transporte já conhecidos – como o 99 Táxi e o Easy Táxi. O servidor público solicita um táxi cadastrado por meio de aplicativo para celular, pela internet ou central telefônica. O serviço já está sendo usado pela Segplan desde a segunda quinzena de abril, o que propiciou uma redução de 53% nos custo aferido entre quilômetro rodado neste sistema em relação ao outro com veículo locado.
Para utilizá-lo, o servidor tem uma senha pessoal e intransferível. Todos os deslocamentos são identificados com origem e destino, data, horário e motivo da solicitação. Como forma de controle e transparência, todas as viagens devem ser autorizadas e atestadas pelos gestores.
Além da economia prevista, o GoTáxi é mais ágil que o modelo existente, pois não é preciso aguardar veículos disponíveis, ao mesmo tempo em que se elimina o pagamento de locação para veículos ociosos. Também é mais acessível, pois disponibiliza veículos adaptados para Pessoas Com Deficiência (PCD).
O serviço está disponível para os deslocamentos dentro da Região Metropolitana de Goiânia. Gradativamente, deve ser estendido para outras regiões do Estado onde há mais necessidade de transporte de servidores e disponibilidade de frota de táxi para atendimento da demanda.
A empresa contratada foi escolhida por meio de licitação e já presta o mesmo serviço aos órgãos do Governo Federal no Distrito Federal. Segundo dados do Ministério do Planejamento, atualmente 25 mil servidores utilizam o serviço.