Categorias: Política

Joesley presta depoimento à PF em inquérito sobre Temer

O dono da empresa de carnes JBS, Joesley Batista, prestou depoimento nesta sexta-feira (16) à Polícia Federal no inquérito que investiga o presidente Michel Temer por supostas corrupção e tentativa de “compra do silêncio” do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do corretor de valores Lúcio Funaro.

O depoimento, noticiado pelo site de notícias G1 e confirmado pela Folha de S.Paulo, foi prestado aos policiais federais do GINQ, grupo de policiais federais vinculados à direção-geral da PF destacados para atuar nos inquéritos que tramitam em tribunais superiores sobre autoridades com foro privilegiado.
Segundo o G1, a defesa do empresário afirmou que ele confirmou as informações prestadas anteriormente à PGR (Procuradoria Geral da República), com a qual fechou um acordo de delação premiada em abril passado.

Em 7 de março, ele gravou uma conversa com Temer no Palácio do Jaburu. Segundo o entendimento da PGR sobre o teor da conversa, na conversa Temer apoiou a iniciativa de Joesley para impedir que Cunha e Funaro fizessem uma delação premiada.

Além disso, no mesmo inquérito é investigado um ex-assessor próximo de Temer, o ex-deputado federal Rodrigo Loures (PMDB-PR), que está preso em Brasília após ter recebido uma mala com R$ 500 mil em espécie da JBS.

Conforme decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), relator dos casos da Operação Lava Jato no tribunal, Edson Fachin, a PF tem como até a próxima segunda-feira (19) para encerrar o inquérito que investiga o presidente. A investigação foi aberta no dia 18 de maio, também por ordem de Fachin e a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No mesmo inquérito, a PF encaminhou 82 perguntas a Michel Temer. Após um pedido de adiamento de 48 horas do prazo para envio das respostas, Temer se recusou a responder as perguntas. Em manifestações anteriores, Temer e o Palácio do Planalto já negaram quaisquer irregularidades na relação com Joesley Batista.

A assessoria de imprensa da JBS, a cargo da FSB Comunicação, não havia, até a publicação deste texto, confirmado o depoimento nem esclarecido quem são os advogados da defesa de Joesley.

Charlie Pereira

Notícias Recentes

Agrodefesa promove debate sobre logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foi…

12/08/2024

Preso em flagrante homem acusado de perseguição em Alto Paraíso de Goiás

Foi preso em flagrante em Alto Paraíso de Goiás, um homem acusado de perseguir e…

12/08/2024

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (12), o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto faleceu devido a complicações de…

12/08/2024

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

Sem histórico de reeleições em Piracanjuba, vice-prefeita está confiante na derrota do prefeito da cidade

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024