O capixaba João Gomes Júnior, 31, conquistou nesta quarta-feira (26) a terceira medalha de prata para a natação do Brasil no Mundial de Budapeste, na Hungria.
Ele terminou os 50 m peito na segunda posição, com a marca de 26s52, novo recorde sul-americano. O campeão foi o britânico Adam Peaty (25s99), atual recordista mundial da prova. O bronze ficou com o sul-africano Cameron van der Burgh (26s60).
Felipe Lima, outro brasileiro na disputa de medalhas, ficou em quarto com a marca de 26s78.
Tanto Lima quanto João Gomes Júnior chegaram ao Mundial com expectativa de irem ao pódio nos 50 m peito e nos 100 m peito, mas não atingiram a final na distância mais longa.
“É até complicado falar isso, mas senti que não larguei tão bem. Ainda assim, estava bem consciente do que tinha de fazer no percurso final, e deu tudo certo. Comecei meu ciclo [olímpico] muito bem”, afirmou o medalhista ao canal SporTV.
Ele foi o brasileiro com melhor colocação individual nos Jogos Olímpicos do Rio. Terminou em quinto nos 100 m peito.
Antes da prata de João Gomes Júnior, o Brasil já havia conquistado duas pratas, com o revezamento 4 x 100 m livre masculino e Nicholas Santos, nos 50 m borboleta.
Além da natação, o país também somou três medalhas nas provas de maratona aquática, todas com Ana Marcela Cunha (um ouro e dois bronzes).