O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu posse nesta quinta-feira (9) a Jeff Sessions como secretário de Justiça.
“Ele [Sessions] dedicou sua vida à causa da justiça e acredita profundamente que todas as pessoas são iguais perante a lei”, disse Trump em cerimônia no Salão Oval da Casa Branca. “Ele será um grande protetor do povo.”
A indicação do republicano Sessions para chefiar o Departamento de Justiça foi aprovada na véspera pelo Senado após um processo conturbado.
A oposição democrata ofereceu resistência à nomeação. Em 1986, Sessions teve negada sua nomeação para juiz federal, sob acusação de racismo.
Sessions, 70, exercia o mandato de senador pelo Alabama desde 1997 e foi procurador federal para o distrito sul daquele Estado nas décadas de 1980 e 1990.
Como secretário de Justiça, Sessions será responsável por defender a retomada do decreto presidencial que veta a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.
A medida foi suspensa por uma liminar na última sexta-feira (3), e a disputa judicial sobre sua validade pode chegar à Suprema Corte.
Folhapress