Após duas etapas e muita poeira, Jean Azevedo, nas Motos, Cristian Baumgart e Beco Andreotti (Carros), Marcelo Medeiros (Quadriciclos) e Gabriel Varela e Gabriel Morales (UTVs) são os líderes do Rally dos Sertões 2016. Nesta segunda-feira (5), foi realizada a segunda etapa, entre as cidades goianas de Padre Bernardo e Cavalcante.
Os competidores percorreram 418,3 quilômetros (374,8 quilômetros cronometrados). Gregorio Caselani foi o primeiro nas Motos, seguido por Jean Azevedo e Ricardo Martins. Nos Carros, a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti chegou na frente, seguida por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, com Lance Woolridge/Marcelo Haseyama em terceiro.
Atual campeão, Marcelo Medeiros venceu pelo segundo dia consecutivo nos Quadriciclos e Gabriel Varela e Gabriel Morales conquistaram o primeiro lugar entre os UTVs.
Ao concluir a prova, Gregorio destacou o duelo com o companheiro de equipe Jean Azevedo. “Foi um início de especial muito travado. Os primeiros 80 quilômetros foram só de trilhas. Consegui imprimir um ritmo muito bom, passei o Jean e abri. Mas depois, entre os quilômetros 120 e 150, cometi alguns erros e ele acabou me passando. Na sequência, eu cheguei nele de novo, mas não consegui ultrapassar. Após o abastecimento, a especial tornou-se muito rápida. No quilômetro 250 eu passei por ele e fomos assim até o final”, detalhou o gaúcho.
“A gente veio num ritmo muito forte e o tempo todo na poeira. Ultrapassamos muitos UTVs e quadriciclos. Foi uma etapa muito difícil e prazerosa. Este é o verdadeiro Rally dos Sertões”, afirmou Cristian Baumgart.
Reinaldo Varela, atual campeão nos carros, citou o equilíbrio entre os competidores e o susto que levou na trilha. “Foi uma especial muito travada e técnica. Passamos todos os UTVs e em um determinado momento eu dei uma saída da estrada que quase nos custou o rali. Por isso, estamos no lucro em concluir”, declarou.
Terceira etapaAté Posse, os pilotos vão enfrentar 643,48 quilômetros, sendo 376,41 cronometrados. Depois de um deslocamento inicial de 23 quilômetros, eles vão iniciar uma especial (contra o relógio) muito técnica.
No início haverá estradas sinuosas, com muitas erosões e depressões. A prova prossegue por uma região montanhosa, com muitas subidas e descidas fortes e com trechos de trial. A rota se mantém sinuosa por estradas menores e com velocidade média. Mais à frente, prossegue por estradas de alta velocidade.
O roteiro alterna pontos de média e alta velocidade, com muita navegação até o último trecho, em que o ritmo aumenta novamente e segue assim até o final. O piso predominante é o de cascalho. Porém, com muitas pedras, estradas de piçarra e pequenos trechos de areia.
Resultados extra-oficiais Segunda etapa
Motos
Carros
Quadriciclos
UTVs
Moto
Carros
Quadriciclos
UTVs