Além de proteger contra a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2, a máscara C-Mask, em desenvolvimento pela startup japonesa Donut Robotics, vai traduzir a fala do usuário para nove idiomas diferentes. Essa é a promessa da empresa.
O mecanismo funciona assim: o gadget grava a mensagem de quem fala e a transcreve para uma mensagem de texto, enviada via Bluetooth nos idiomas japonês, mandarim, francês, inglês, coreano, tailandês, espanhol, bahasa e vietnamita.
Outra curiosidade é que a C-Mask também pode fazer chamadas, anotar reuniões minuciosas e ajudar a projetar e amplificar a voz de um usuário.
Em entrevista à Reuters Japão, o CEO da Donut Robotics, Taisuke Ono, disse: “Por muitos anos dedicamos tempo ao desenvolvimento de robôs e decidimos utilizar a tecnologia para ser útil no mundo pós-coronavírus”.
A empresa busca arrecadar fundos em um site de doação popular. A startup conseguiu cerca de US$ 260 mil. “Aumentamos nossa meta inicial de sete milhões de ienes em três minutos e paramos após 37 minutos, quando atingimos 28 milhões de ienes”, acrescentou Ono.
As máscaras devem custar cerca de US$ 40 e começarão a ser enviadas em setembro no Japão. A empresa também quer vender na China, nos EUA e na Europa.