Publicidade
Política
| Em 1 ano atrás

Jânio Darrot diz que está pronto para disputar em Goiânia pelo MDB ou pelo UB

Compartilhar

Enquanto vive sob controle absoluto do governador Ronaldo Caiado, o Diretório Metropolitano do União Brasil praticamente não existe. Mesmo assim, é para ele que deve ser canalizada a pretensão do ex-prefeito de Trindade e empresário, Jânio Darrot. Hoje filiado no MDB, Darrot quer disputar a Prefeitura de Goiânia no próximo ano, mesmo que seja pelo UB.

Como presidente do Diretório Estadual do UB, é o governador quem está conduzindo, pessoalmente, com o vice, Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, a sondagem sobre o nome de Darrot. Novidade, a mudança de partido é tratada pelo ex-prefeito como um detalhe.

Publicidade

Consulta

Em entrevista ao Diário de Goiás na tarde desta quarta-feira (1º), Jânio Darrot contou que foi chamado pelos dois líderes políticos para tratar da eleição na capital em 2024. “Não foi um convite para ser o candidato, e sim uma consulta para colocar meu nome em discussão”, explicou logo de início.

Publicidade

Mas uma coisa Jânio Darrot disse que já decidiu: “Não importa por qual dos dois partidos, se MDB ou UB, estou pronto para disputar a eleição em Goiânia”.  Para ele, há facilidade em viabilizar candidatura por qualquer das duas legendas.

Publicidade

Mesmo grupo político

“São partidos do mesmo grupo político e o projeto do próximo ano está ligado ao projeto de 2026”, observou. A manutenção da aliança agora, sem que o MDB lance um nome, ocorre para que em 2026 o partido tenha o apoio do governador para lançar o vice Daniel Vilela a sucessor de Caiado. O goverador, por sua vez, é pré-candidato à presidência da República.

Ciente de que outros nomes estão no páreo pelo UB, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, ele sinalizou que se trata de nome forte. Por outro lado, considerou que o fato de ter sido consultado por Caiado e Vilela significa que a escolha ainda é um campo aberto de possibilidades.

Publicidade

Bruno viaja com a comitiva do governador para a China amanhã (2). Recentemente, o governador desautorizou líderes do grupo político dele a postularem abertamente candidaturas para 2024. A mensagem foi interpretada como um recado ao presidente da Alego. Ele estava envolvido em muitas articulações que indicavam sua intenção de disputar a prefeitura no próximo ano.  

Expectativa pela decisão

Jânio Darrot enfatiza que tem a expectativa de que os dois líderes partidários batam o martelo até meados de dezembro. Caso seja o escolhido, já planeja lançar a pré-candidatura no início de março do próximo ano.

Ex-tucano

Antigo aliado do ex-governador Marconi Perillo, Jânio Darrot aderiu à base do governador Ronaldo Caiado, mas só se filiou recentemente no MDB.

A ficha de filiação foi assinada em 29 de agosto, em Trindade. Foi um evento celebrado pelo vice-governador e na presença do atual prefeito da cidade, Marden Júnior, um aliado que se filiou ao UB quando Caiado assumiu o Diretório Estadual.

Antes, Darrot tinha sido filiado ao PSDB e ao Patriota.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.