O ex-presidente Jair Bolsonaro, 69 anos, cancelou parte da agenda prevista para a manhã deste sábado (4) após ser internado às pressas no Hospital Santa Julia em Manaus com quadro de erisipela. Bolsonaro cumpriu agenda na noite de sexta (3) na arena Amadeu Teixeira em Manaus para o lançamento do pré-candidato a prefeito de Manaus do PL, Capitão Alberto Neto.
Conforme o jornal O Liberal, ele desceu em Manaus na sexta já reclamando de dores. Ele teria sido medicado, mas durante a madrugada deste sábado o problema agravou. Ainda segundo o jornal, a alta médica foi às 11h15.
Na sequência da alta, o ex-presidente falou sobre o ocorrido ainda na saída do hospital. Estava ao lado de um médico que confirmou se tratar de desidratação e um quadro de erisipela.
“Minha esposa e o médico (em Brasília) não queriam que eu viesse, mas eu tinha um compromisso aqui”, afirmou ele. Bolsonaro disse que retomaria a agenda à tarde em um encontro do PL Mulher de Manaus, que seria comandado pela esposa, Michelle Bolsonaro.
O ex-presidente teve uma inflamação na perna e precisou passar por um tratamento mais forte, hospitalar de urgência. Ele já apresentou o problema em dezembro de 2022.
A doença é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular. Ela pode ser causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes grupo A, ou Haemophilus influenzae tipo B. Elas penetram através de um pequeno ferimento na pele, ou na mucosa, como picadas de insetos e micoses.
Na primeira manifestação que Bolsonaro teve da doença, em 2022, um dos filhos dele, Carlos Bolsonaro, publicou uma foto da perna do ex-presidente em recuperação da infecção, causada pela bactéria.
O quadro apresentado agora é comum na doença que inicia com súbito com mal-estar geral, fadiga, febre e calafrios, antes mesmo do surgimento de sinais na pele infectada.