A movimentação mais recente na política goianiense ocorreu na quinta-feira (25) com a confirmação de que a empresária e suplente de senadora, Isaura Cardoso, esposa do senador Vanderlan Cardoso, vai deixar o PL. Na próxima semana ela vai se filiar no PSD, legenda do senador, anunciou ele nesta sexta (26).
Conforme Vanderlan, a troca de partidos foi acertada com o presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, em reunião em Brasília, na quinta.
Ainda de acordo com o senador, a mudança teve a concordância também do presidente estadual do PL, Wilder Moraes. Segundo Vanderlan, a negociação já vinha deste o ano passado. Como Izaura é suplente de senador, sua saída do partido precisava ser negociada com o PL.
“Ela está vindo para o PSD para ajudar no trabalho em todo estado”, afirmou o senador na tarde dessa sexta ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.
Izaura é cotada para disputar a Prefeitura de Senador Canedo nas eleições desse ano. Contudo, essa candidatura não é confirmada. Mas, a filiação ao PSD dá a ela a condição de ter um partido para a disputa que é especulada por muitas lideranças em Senador Canedo.
Por outro lado, atualmente, Vanderlan vem flertando com Adriana Accorsi, pré-candidata do PT à Prefeitura de Goiânia. PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. PT é o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A incompatibilidade política da presença de Izaura no partido de oposição ao presidente também pode ter pesado.