O Imposto Territorial Urbano (ITU) 2016 deve ser pago até amanhã, 20. Segundo a Prefeitura de Goiânia, em decorrência do não envio de carnês aos proprietários de áreas não edificadas, os contribuintes têm duas opções de retirada do boleto. A emissão pode ser feita pela internet, no site www.goiania.go.gov.be, ou em lojas que realizam atendimento da Administração Municipal, localizadas nas unidades Vapt Vupt da capital.
Quem optar pelo pagamento do ITU à vista terá 10% de desconto. Mas o valor pode ser parcelado em até 12 vezes. Outra possibilidade, é o desconto de 20% no mês de junto para quem optou pelo parcelamento. Neste caso, o incentivo é dado aos que anteciparam as parcelas restantes, referentes aos meses de julho a dezembro.
“Dia 20 é a data limite para quem vai pagar integralmente à vista ou para pagamento da primeira parcela. Após esse prazo já começa a incidir penalidade pelo atraso”, esclarece o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia.
Ao todo, o ITU incide sobre 122.526 lotes vagas registrados no cadastro imobiliário da capital. Juntos, esses lotes geram R$ 123.616.539 em impostos. Segundo a Prefeitura de Goiânia, o desafio é conter a inadimplência que, em relação ao ITU, historicamente é de, em média, 40%. Ainda de acordo com a Prefeitura, haverá protesto cartorário imediato de cidadãos que não pagarem o ITU à vista ou a primeira parcela no dia 20.