Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

Itajá decreta lockdown por 10 dias após surto de covid-19

Compartilhar

A prefeitura de Itajá, no sudeste do estado, iniciou na quinta-feira (24) um lockdown para tentar conter o avanço da covid-19 no município. O decreto que instituiu o fechamento total vale inicialmente por 10 dias, mas pode se prorrogado.

A ordem do prefeito Renis César de Oliveira suspende, inclusive, visitas a pacientes no Hospital Municipal, uso de espaços públicos, como parques e praças, e atividades religiosas.

Publicidade

A normativa determina aos 4,5 mil habitantes de Itajá que mantenham quarentena domiciliar no período. Todas as atividades comerciais, industriais, serviços públicos e prestação de serviços ocorrerão de forma remota. As únicas atividades com permissão para funcionar são farmácias, supermercados e postos de combustíveis, consideradas essenciais pelo decreto.

Publicidade

Esses segmentos, no entanto, devem reduzir a capacidade de pessoas no ambiente para 50%. O uso de máscaras, o distanciamento mínimo de 1,5m e a disponibilização de álcool em gel são obrigatórios nos estabelecimentos que poderão funcionar.

Publicidade

Itajá registrou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um surto de covid-19 na última semana. Houve um aumento de 30 casos, quase metade dos 65 que o município já havia registrado em quase seis meses. O município tem três mortes pela doença.

Publicidade