O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB) será submetido a uma cirurgia no Hospital Neurológico da capital para drenar um sangramento na região temporal que o emedebista teve em decorrência de uso de anticoagulantes. Ele estará sob cuidados do neurocirurgião Valter Costa que fará toda a operação na tarde desta sexta-feira (06/08).
O neurocirurgião Valter Costa que conduziu os trabalhos em torno do procedimento cirúrgico do ex-prefeito Iris Rezende Machado (MDB) que sofreu um AVC na manhã desta sexta-feira (06) explicou que o político chegou ao hospital ‘sonolento, confuso e agitado’. O médico pontuou que o emedebista teve um sangramento no lobo temporal direito do cérebro e foi socorrido a tempo de evitar que entrasse em coma.
O sangramento foi controlado e Machado ficará intubado em observação pelas próximas horas. “Ele está bem mas nós deixamos ele intubado até amanhã porque se ele acordar agora ele vai ficar muito agitado, ele agitado com cérebro que tirou sangue da cabeça dele pode fazer sangrar de novo. Esse repouso até amanhã é necessário para deixar o cérebro em repouso”, explicou o neurocirurgião.
Valter também garantiu que se não houverem “fatores imprevisíveis” a tendência é de boa evolução. “É possível que não fique quase nenhuma sequela. Se ele recuperar bem, como estamos esperando que ele se recupere, vai ser poucas sequelas. No momento, ele não teve paralisia, o lobo temporal direito não causa paralisia. Se fosse o esquerdo, ele poderia ficar sem fala, memória e tudo, mas foi no lobo direito”, explicou.
Em publicação nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado destacou a competência do neurocirurgião e disse que está confiante na recuperação do ex-prefeito. “Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio. Vamos juntos em oração superar esse momento!”, pontuou.
Desde que se afastou do mandato de prefeito em dezembro de 2020, Iris vem se dedicando ao cuidado de suas fazendas no interior de Goiás e no Mato Grosso, mas constantemente tem tido seu nome especulado em meio a um novo pleito para as eleições em 2022, apesar de garantir se aposentou de vez da vida partidária.
O governador Ronaldo Caiado publicou uma nota na íntegra sobre a cirurgia:
“Acabei de falar por telefone com o neurocirurgião Dr. Valter Costa, que me relatou que o prefeito Íris Rezende será submetido agora a uma cirurgia no Hospital Neurológico para drenar um sangramento na região temporal que ele teve em decorrência do uso de anticoagulantes. Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio. Vamos juntos em oração superar esse momento!”
O prefeito da capital, Rogério Cruz, também desejou, em nota, melhoras a Iris:
“Eu e a minha esposa, Thelma Cruz, estamos enviando orações e boas energias para a pronta recuperação do ex-prefeito Iris Rezende. Quando soube do mal-estar que Iris sentiu, no início da tarde, telefonei para o amigo Wilson Baleeiro, que o acompanha, e o pedi que leve meu abraço à família e me mantenha informado. Todos nós conhecemos a força de Iris, de forma que temos muita confiança que em breve ele estará de volta ao seio familiar.“