Iris Rezende, conheceu neste domingo, (09/06), os projetos inovadores desenvolvidos por 60 jovens durante o Mutirão Tech, uma maratona de programação que é realizada no Paço Municipal desde a última sexta-feira (07/06).

Os trabalhos idealizados durante o evento são voltados para diversas áreas, como assistência social, limpeza urbana, cultura e saúde, como é o caso do projeto realizado pelo grupo Invicta Focus. Os participantes desenvolveram um drone com inteligência artificial no intuito de erradicar os focos do mosquito transmissor da dengue em regiões onde os agentes de endemias encontram dificuldades para vistoriar, a exemplo do topo de edifícios e grandes áreas verdes.

Publicidade

Para o prefeito, o Mutirão Tech está promovendo avanços na gestão e oferecendo oportunidades aos jovens apaixonados por tecnologia. ‘A atividade tem o mesmo princípio dos mutirões. Aqui, os estudantes estão construindo juntos soluções para as demandas da cidade e da população’, disse Iris Rezende.

Publicidade

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, a maratona de programação reuniu em único local desenvolvedores de softwares, designers e lideranças em prol da cidade. ‘Durante o evento propomos alguns desafios sociais e os participantes buscaram soluções criativas e digitais para essas necessidades’, pontuou.

Publicidade

O Mutirão Tech tem duas fases. A primeira foi a maratona de programação e a segunda será o processo de integração e transferência para a prefeitura das três melhores propostas idealizadas. Ao final, uma banca selecionará a melhor solução e quatro inscritos terão a oportunidade de conhecer o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. A iniciativa é resultado de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Publicidade