Publicidade
Categorias: Política
| Em 9 anos atrás

Iris lidera, Waldir em segundo e Vanderlan em terceiro na pesquisa Serpes/O Popular

Compartilhar

A primeira rodada da pesquisa Serpes/O Popular para prefeito de Goiânia apontou uma situação parecida com a pesquisa divulgada pela TV Record quando ao posicionamento dos principais candidatos na estimulada (Quando é mostrado o  nome dos candidatos em cartela para o eleitor). Com margem de erro de 4,3 pontos porcentuais, Iris Rezende (PMDB) lidera com 24,8% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado federal Waldir Soares (PR) com 22,4% e pelo empresário Vanderlan Cardoso que aparece em terceiro com 11%.

A deputada estadual Adriana Accorsi (PT) recebeu 6,4% das intenções de voto enquanto o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB), apoiado por Marconi Perillo, aparece com 3% das citações pelos eleitores.

Publicidade

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD) recebeu 2,4% das citações pelos entrevistados como opção de voto estimulado e Luis Bittencourt (PTB) obteve 1,8%. O restante dos candidatos (Veja o gráfico abaixo) tem menos de 0,8%.

Publicidade

Na espontânea, o distanciamento do eleitor

Do mesmo modo que a pesquisa da TV Record, a pesquisa Serpes registrou que 65,1% dos eleitores não tem o voto definido por nenhum candidato. Na espontânea, o eleitor é perguntado em quem votaria para prefeito, mas nenhum nome é apresentado a ele. 13,2% dos eleitores disseram, de forma supreendente, que votariam nulo. Este pode ser um dos indícios mais fortes de que há muitos eleitores mau humorados com o processo eleitoral. A soma destas duas opções chega a 78,3% do eleitorado distante dos nomes do processo eleitoral. (Para comparar, analise a pesquisa Serpes de maio de 2012 para prefeito de Goiânia)

Publicidade

Rejeição a Iris é maior

Quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, o mais citado é Iris Rezende com 25,3%. Na pesquisa Serpes, Adriana Accorsi aparece em segundo no índice de rejeição com 17%, seguida pelo deputado federal Waldir Soares com 13,4% e por Vanderlan Cardoso com 13%. Giuseppe Vecci tem 12,6%, Djalma Araújo 12% e Luis Bittencourt com 11,8%.

Os menos rejeitados na pesquisa Serpes são: Francisco Júnior, com 9,%; Flávio Sofiati (PSOL), com 9% e Alexandre Magalhães, com 9,8%. 41,1% dos entrevistados disseram que não rejeitam ninguém.

Publicidade

{source}<script id=”infogram_0_5ed03470-8777-487f-9871-0fc1db155dd9″ title=”” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?icn” type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial;font-size:13px;line-height:15px;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><br><a style=”color:#989898;text-decoration:none;” href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>
{/source}

Metodologia

A pesquisa Serpes / O Popular ouviu 501 eleitores goianiense entre 31 de maio e 03 de junho de 2016.  A margem de erro é de 4,38 pontos porcentuais com intervalo de confiança de 95%. A empresa contratante é a Jaime Camara & Irmãos (O Popular). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número GO-02151 em 30.05.16. A responsabilidade técnica é da Serpes Pesquisa de Opinião e Mercado Ltda.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .