Com a confirmação de que mais uma vez participará de um processo eleitoral, Iris Rezende (PMDB) lidera pesquisa realizada pelo Instituto Serpes e divulgada neste domingo (14) pelo jornal O Popular com 11% de diferença para o 2º colocado, Delegado Waldir (PR) que possui 20,6% das intenções de voto. Na espontânea caiu o número de eleitores indecisos. De 78,4% o índice caiu para 59,9%.
{source}
<<script id=”infogram_0_ebf82e0c-7ab6-46aa-bd51-a4e893e7a5d0″ title=”” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?2tG” type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial;font-size:13px;line-height:15px;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><br><a style=”color:#989898;text-decoration:none;” href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>>
{/source}
Em relação a primeira rodada da pesquisa realizada no fim do mês de maio, Iris Rezende aparecia com 24,8% das intenções de voto, enquanto que Delegado Waldir estava com 22,4%. Vanderlan Cardoso (PSB) é o terceiro colocado no último levantamento com 16,8%. Em maio ele possuía 11%.
A candidata do PT e deputada estadual Adriana Accorsi, é a quarta colocada na pesquisa. Ela tem 7,4% das intenções de voto. Em maio ela possuía 6,4%. O também deputado estadual e candidato pelo PSD, Francisco Júnior ocupa a quinta posição com 1,2%. Em maio era 2,4%.
No mês de julho, foi divulgada pesquisa poucos dias depois de Iris Rezende ter anunciado que não participaria das eleições e que era uma decisão irreversível. Na ocasião, as intenções de voto do peemedebista migraram principalmente para Delegado Waldir (32,7%) e Vanderlan Cardoso (21,2%). Adriana Accorsi tinha na ocasião (8,6%).
Djalma Araújo (Rede) aparece com 1% das intenções de voto. Em julho era 1,4%. Flávio Sofiati (PSOL) que possuía no mês passado 0,2% agora está com 0,6%. Alexandre Magalhães teve o nome citado na pesquisa, pois o levantamento foi realizado antes da desistência dele ocorrida na semana passada. Ele tem a preferência de 0,4% dos eleitores consultados.
Espontânea
{source}
<<script id=”infogram_0_c6667bce-e840-4e05-93ff-ce263f3aa440″ title=”” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?LqT” type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial;font-size:13px;line-height:15px;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><br><a style=”color:#989898;text-decoration:none;” href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>>
{/source}
Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado o nome de nenhum candidato ao eleitor. Iris Rezende foi o mais lembrado com 14,6% das intenções de voto. Em julho, mesmo tendo anunciado desistência, ele aparecia com 1,8%. Se no levantamento estimulado Vanderlan é o terceiro, no espontâneo ele está à frente do Delegado Waldir e o 2º mais lembrado pelos eleitores consultados com 6,6%. Waldir aparece com 6,2%.
Já a candidata do PT, Adriana Accorsi na pesquisa espontânea aparece com 2,2%, Francisco Júnior do PSD, 0,4%. Djalma Araújo e o senador Ronaldo Caiado (DEM) que não é candidato a prefeito de Goiânia foram lembrados por 0,2% dos eleitores. Flávio Sofiati (PSOL) não foi citado pelos consultados.
Cai o número de indecisos
Se no levantamento realizado no mês passado havia aumentado o número de eleitores que ainda não haviam decidido o voto, chegando a casa de 78,4%. Na rodada de agosto, o número caiu de forma expressiva, passando para 59,9%.
Leia mais sobre o assunto
Pesquisa Serpes/ O Popular: Iris vence em simulações de 2º turno
Iris é o mais rejeitado em pesquisa
Anteriores
Iris lidera, Waldir em segundo e Vanderlan em terceiro na pesquisa Serpes/O Popular
Votos de Iris migram para Waldir e Vanderlan, indica pesquisa Serpes/O Popular