O candidato ao governo de Goiás pela coligação Amor por Goiás, Iris Rezende (PMDB), declarou em entrevista a Rádio CBN – Goiânia, que a situação financeira do estado é grave.
Segundo Iris, “O Estado está falido. Goiás está funcionando graças aos recursos emprestados pelo governo federal nos últimos meses. Cerca de R$ 8 bilhões”.
O ex-governador afirmou que Goiás sempre esteve entre os estados do país com maior desenvolvimento econômico, mas de acordo com Iris, nos últimos tempos vem perdendo espaço para os vizinho do Centro-Oeste.
Iris falou sobre suas propostas para a saúde. Segundo ele, se eleito, a prioridade será a construção dos hospitais regionais, para diminuir a sobrecarga de atendimentos em Goiânia. Para ele, as pessoas devem ser atendidas em suas cidades ou nas cidades mais próximas, sem depender dos deslocamentos de ambulâncias.
De acordo com o peemdebista, é preciso que seja feito um levantamento criteriosos sobre as Organizações Sociais (OS), principalmente em relação ao custo dos atendimentos e a satisfação do população. Segundo Iris, ele sempre teve cautela com a terceirização de serviços para o Estado. “Empresas privadas são competentes, mas elas só visam o lucro, e precisamo de mais médicos, remunerar melhor os funcionários. A saúde deve ser prioridade de qualquer governante”.
Iris Rezende falou ainda sobre a segurança pública. Ele afirmou que a população está amedrontada pela violência, inclusive a população rural. De acordo com Iris, o governo se envolveu em vários crimes e perdeu o respeito.