Publicidade
Política
| Em 4 anos atrás

‘Iris está na campanha por meio de suas obras e seu secretariado’, pondera Maguito

Compartilhar

Apesar do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) dizer que não irá participar da campanha à sua sucessão, o candidato da sua legenda, Maguito Vilela, acredita que ele indiretamente irá participar. O ex-prefeito de Aparecida pontua que boa parte do secretariado de Iris já está em campanha o apoiando. Em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, Vilela destacou que o desejo de Iris é não subir em um carro e participar de carretas tampouco de reuniões, mas sua história já está cravada na campanha maguitista: “Não quer participar de reuniões mas a sua história está na nossa campanha. Porque temos 40 anos de histórias juntos”, ponderou.

Maguito ainda ressaltou que vê com ‘naturalidade’ a pesquisa Serpes, publicada no último sábado (24/09) no Jornal O Popular em que figura apenas na terceira posição praticamente empatado com a petista Adriana Accorsi. E que agora é o momento em que começa a campanha. Tudo pode mudar, inclusive, surpresas podem acontecer. “Essas pesquisas retratam o momento. Antes da campanha, pré-campanha e elas também tem o seu significado mas eu vi com muita naturalidade. Acho que tá todo mundo no mesmo patamar. Os três primeiros. Mas tem surpresas: a gente que tá embaixo sobe, quem tá em cima, cai.”

Publicidade

Ressaltou que há margem para crescimento e que a própria pesquisa indica isso. “A pesquisa espontânea ela retrata uma indecisão muito grande. Mas é justamente pela falta de conhecimento ainda de quem realmente é candidato a prefeitura municipal e as pesquisas estimuladas elas refletem a mesma dúvida. O eleitor ele não participou ainda e não viu nenhum programa eleitoral, não viu entrevistas completas, ele não sentiu a vontade dos candidatos em realizar este ou aquele governo”, ressaltou indicando que a campanha irá ser um fator indicativo preponderante no crescimento dos candidatos.

Publicidade

Por fim, prometeu uma gestão arrojada. Quer trazer tecnologia para Goiânia além de tornar a capital uma cidade inteiramente digital. “Os sinais semafóricos conectados com softwares modernos. A chamada ‘onda verde’ onde você quase que percorre uma avenida inteira com sinais abertos. A eletrificação subterrânea. Iniciar esse processo também de colocar os fios embaixo da terra e colocar luminárias inteligentes que terão câmeras de segurança. Aparelhos que medem a qualidade do ar e água”, pondera.

Publicidade

CENÁRIO ELEITORAL

Eu vejo com muita naturalidade. Na realidade, a campanha está começando hoje [ontem, domingo, 27]. Exatamente hoje que temos a autorização do TSE, TRE e da legislação eleitoral para iniciar a campanha e eu inclusive fiz questão de iniciar lá no Parque Atheneu, no Mariliza. Naquela região importante aqui de Goiânia. Todas as reuniões são importantes mas eu tive o convite lá do vereador Carlin Café e iniciamos oficialmente nossa campanha. Senti uma repercussão muito bom de todos aqueles que a gente passava em carreata.

Publicidade

As pesquisas agora sim vão ter bastante valor depois de registradas todas as candidaturas. Depois que a população conhecer nossas propostas através dos programas eleitorais, de todos os que estiverem divulgando as nossas propostas, e aí sim, a pesquisa vai ter um valor maior.

Essas pesquisas retratam o momento. Antes da campanha, pré-campanha e elas também tem o seu significado mas eu vi com muita naturalidade. Acho que tá todo mundo no mesmo patamar. Os três primeiros. Mas tem surpresas: a gente que tá embaixo sobe, quem tá em cima, cai. As campanhas que dão o tom e as pesquisas refletem o momento em que elas são feitas. O retrato do dia. É assim que eu entendo pesquisas.

APROVAÇÃO DA GESTÃO IRIS REZENDE

Vai ser positiva a avaliação [do prefeito]. Eu estava observando que existem obras em todas as regiões de Goiânia. Praticamente em todos os bairros. Foi uma gestão muito eficiente e construindo muitas obras importantíssimas para a mobilidade. Viadutos, trincheiras, travessias, recapeamento de asfalto, asfalto novo. Está sendo realizado um trabalho muito grande. E além disso, investimentos na saúde, educação, meio-ambiente, cultura em todas as áreas. A gestão do Iris pode ter certeza, é muito bem avaliada pela população goianiense. E o governo estadual eu acredito que está bem avaliado até porque ele tem pouco tempo, mas administrou bem a questão da pandemia de forma que vamos aguardar o resultado das avaliações, tanto a nível municipal quanto a estadual. Mas eu acredito que os gestores serão bem avaliados.

MARGEM DE CRESCIMENTO

Tem. Sem dúvida nenhuma. A pesquisa espontânea ela retrata uma indecisão muito grande. Mas é justamente pela falta de conhecimento ainda de quem realmente é candidato a prefeitura municipal e as pesquisas estimuladas elas refletem a mesma dúvida. O eleitor ele não participou ainda e não viu nenhum programa eleitoral, não viu entrevistas completas, ele não sentiu a vontade dos candidatos em realizar este ou aquele governo. De forma que é tudo muito embrionário e muito natural.

PRIORIDADES INICIAIS

Nós vamos priorizar as ruas. Temos que caminhar pelas ruas com mini-carretas em todos os bairros e regiões conversando com o eleitor. Mostrando para o eleitor o que nós pretendemos fazer. Uma gestão muito ousada no sentido de dar continuidade a esse trabalho extraordinário que vem fazendo o nosso líder, o prefeito Iris Rezende e também colocar Goiânia nesse segundo estágio, da tecnologia, inovação. Fazer com que Goiânia facilite a vida dos seus munícipes através de uma internet bem mais ágil com colocação de antenas ao longo da cidade, fibra óptica, isso é o que melhora a internet e que melhora a velocidade da internet. Os sinais semafóricos conectados com softwares modernos. A chamada ‘onda verde’ onde você quase que percorre uma avenida inteira com sinais abertos. A eletrificação subterrânea. Iniciar esse processo também de colocar os fios embaixo da terra e colocar luminárias inteligentes que terão câmeras de segurança. Aparelhos que medem a qualidade do ar e água. Luminárias que transformam energia solar em convencional onde o indivíduo possa carregar o seu celular ouvir som, essa é a modernidade que está acontecendo nas grandes cidades do Brasil e chegou o momento de Goiânia também. Vamos inserir Goiânia na era tecnológica.

IRIS NÃO VAI PARTICIPAR DA CAMPANHA?

Na realidade, ele encerrou sua carreira política e não quer ficar participando de campanhas políticas, mas toda a sua equipe e quase todos os seus aliados. Eu diria, 95% deles, já estão nas ruas dando entrevistas e apoio a minha candidatura. De forma, que o nosso querido prefeito vai participar através das suas obras e seu partido – MDB – e dos seus aliados históricos e recentes. Ele vai participar assim. Ele não quer subir num carro e fazer uma carreata. Não quer participar de reuniões mas a sua história está na nossa campanha. Porque temos 40 anos de histórias juntos.  

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.