Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Iris e Waldir podem perder (ou ganhar) mais eleitores, diz Grupom/Rádio 730

Compartilhar

A pesquisa Rádio 730/Grupom para prefeito de Goiânia aponta que, entre os 3 candidatos líderes da estimulada, Iris Rezende (PMDB) e Waldir Soares (PR) tem a maior probabilidade de perder eleitores, segundo o “caminho do voto” da primeira rodada do levantamento. A interpretação dos dados permite conclusões sobre qual candidato pode perder mais ou menos votos e para quem, ou seja, é uma questão central nas estratégias de campanha dos candidatos.

O candidato a prefeito Waldir Soares é o que tem a maior probabilidade de perda de eleitores. Ele pode perder até  75,8% de 21,1% que conseguiu na estimulada.

Publicidade

Em segundo, aparece Iris Rezende que pode perder até 70,9% do percentual de 36,1% da primeira rodada estimulada, para todos os candidatos.

Publicidade

Entre os líderes, Vanderlan Cardoso (PR) é o candidato que tem menor índice de possibilidade de perda de eleitores, ou seja, 61,2% dos 15,2% que obteve no levantamento da Rádio 730/Grupom, em parceria com o Diário de Goiás.

Publicidade

O número é resultado da pergunta feita ao eleitor, na pesquisa, quando ele é estimulado a dizer qual seria sua opção, entre os candidatos, se acontecer algum problema ou fato com o primeiro nome escolhido.

O “caminho do voto” revela que a candidatura de Iris Rezende tem que preocupar-se, e muito, com a possibilidade de perda de votos para o deputado Waldir Soares, principalmente, e para Vanderlan Cardoso, em segundo.

Publicidade

Dos 36,1% que responderam que votariam em Iris Rezende, 4,2% disseram que só escolheriam o peemedebista, mas 11,5% – equivalente a 31,8% dos votos do peemedebista – disseram que poderiam votar em Waldir Soares e 8,4% – ou 23,2% do total- poderiam votar em Vanderlan Cardoso. 6,1% não avaliou ou manifestaram indecisão. Assim, a soma, entre os eleitores de Iris que poderiam votar em outros candidatos dá 25,6%, ou seja, 70,9% dos 36,1%.

No caso de Waldir Soares, apenas 1,7% disseram que estão firmes somente com o este candidato. Dos que disseram votar nele na primeira opção, 6,1% disseram que têm Iris Rezende como segunda opção. 4,8% poderiam optar por Vanderlan Cardoso e 3,6% em Adriana Accorsi (PT) enquanto 3,3 manifestaram indecisão ou que não avaliaram. Ou seja, os dados apontam que a campanha de Iris Rezende deveria mirar muito mais na tentativa de buscar votos do delegado Waldir Soares.

Para Vanderlan Cardoso, o “caminho do voto” da pesquisa mostra que ele tem o maior percentual de votos firmes, 25%. O número equivale ao índice de 3,8% dos eleitores que disseram que votariam somente nele entre os 15,2% que ele conseguiu na estimulada. Iris aparece em segundo com 11,6% dos votos firmes e o candidato Waldir Soares tem o menor índice entre os líderes da pesquisa estimulada, ou seja, 8,1%.

O candidato a prefeito do PSB, pode perder 61,1% dos seus eleitores para uma segunda opção. Apesar de um índice menor do que Iris Rezende e Waldir Soares, é alto para as pretensões do candidato. Dos 15,2% que conseguiu na estimulada, ele pode perder 2,9% para Iris Rezende, 3,5 para Waldir Soares e 2,3 para Adriana Accorsi.

Tabela do Caminho do Voto – Rádio 730/Grupom

ESTIMULADA % IRIS WALDIR VANDERLAN ADRIANA
Iris Rezende 36,1 4,2 6,1 2,9 1
Delegado Waldir 21,1 11,5 1,7 3,5 1,9
Vanderlan Cardoso 15,2 8,4 4,8 3,8 0,8
Adriana Accorsi 6,9 3,8 3,6 2,3 1
Flávio Sofiati 1,2 0 0,2 0,4 0,4
Francisco Júnior 1,2 1,5 1,3 0 0,4
Djalma Araújo 0,8 0,4 0 0,2 0,4
Branco/Nulo 11,7 0 0 0 0
Não avaliou/Indeciso 6 6,1 3,3 2,1 1,2
PODE PERDER (*) 25,6 16 9,3 4,9
% perda (**) 70,9 75,8 61,2 71,0

A coleta de dados da pesquisa foi feita entre os dias 22 e 24 de agosto e antecedeu o início da propaganda eleitoral gratuita no Rádio e na TV. “Eles têm que ficar muito atentos e mostrar constantemente  suas propostas. O quadro pode mudar dependendo da propaganda”, avaliou Mário Filho, diretor da Grupom. Para ele, há dúvidas sobre o efeito da nova forma fragmentada de propaganda no dois veículos que têm amplo alcance. “A gente não sabe afinal como ela vai funcionar”, concluiu.

O método

O “caminho do voto” é uma metodologia utilizada pelo Grupom para identificar a firmeza da opção do eleitor. De forma estimulada, o eleitor é questionado com a seguinte pergunta: Se no decorrer da campanha houver algum problema ou surgir algum fato que o leve a deixar de votar no candidato que ele apontou na primeira resposta estimulada, em qual outro candidato (É apresentado novamente o disco com o nomes dos candidatos) votaria para prefeito de Goiânia? Assim, o eleitor revela o nome de qual sua segunda opção de voto e também se manteria o voto no candidato que apontou na primeira opção.

Metodologia em conformidade com o Art. 10º da Seção II da Resolução Nº 23.453 do Tribunal Superior eleitoral de 15 de Novembro de 2015:

O período de realização da coleta de dados: 22 a 24 de Agosto de 2016. A margem de erro é de  4,3% e o nível de confiança é de 95,0%. Foram feitas 521 entrevistas pela Grupom Consultoria Empresarial Ltda – CNPJ: 01.096.445/0001-80. A contratante é a Rádio Clube de Goiânia S/A – Razão Social da Rádio 730 – CNPJ: 01.540.202/0001-99. A pesquisa foi registrada no TRE-GO sob o protocolo nº GO-05402/2016, em 19/08/2016.  Registro da GRUPOM na ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa nº 32; Registro da GRUPOM no CONRE – Conselhor Regional de Estatística 1ª Região nº 25.

Subdivisão dos bairros visitados e macrorregiões de Goiânia utilizadas na pesquisa:

OESTE – 38 Bairros

BAIRRO RODOVIÁRIO, CIDADE JARDIM, CONDOMÍNIO CRISTINA, CONDOMÍNIO DAS ESMERALDAS, CONJUNTO CELINA PARK, CONJUNTO MORADA NOVA, CONJUNTO VERA CRUZ I, CONJUNTO VERA CRUZ II, CONJUNTO VILA CANAÃ, JARDIM AMÉRICA, JARDIM ATLÂNTICO, JARDIM CARAVELAS, JARDIM DO CERRADO, JARDIM EUROPA, JARDIM MIRABEL, JARDIM VILA BOA, LOTEAMENTO GOIÂNIA VIVA, MADRE GERMANA, PARQUE AMAZÔNIA, PARQUE ANHANGUERA, PARQUE ANHANGUERA II, PARQUE INDUSTRIAL JOÃO BRAZ, RESIDENCIAL ILHAS DO CARIBE, RESIDENCIAL ITAIPÚ, SETOR FAIÇALVILLE, SETOR SERRINHA, SETOR SUDOESTE, SOLANGE PARK I, SOLAR SANTA RITA, VILA ALVORADA, VILA AURORA OESTE, VILA BELA, VILA CANAÃ, VILA LUCIANA, VILA NOVO HORIZONTE, VILA RIZZO, VILA SANTO AFONSO, VILA UNIÃO.

NOROESTE – 28 bairros

BAIRRO BOA VISTA, BAIRRO CAPUAVA, BAIRRO DA FLORESTA, BAIRRO DA VITÓRIA, BAIRRO DOS AEROVIÁRIOS, BALNEÁRIO MEIA PONTE, CONDOMÍNIO FORTALEZA, CONDOMÍNIO MORADA DO SOL, FINSOCIAL, JARDIM CURITIBA 2, JARDIM CURITIBA 3, JARDIM LIBERDADE, JARDI M NOVA ESPERANÇA, JARDIM PETRÓPOLIS, JARDIM REAL, PARQUE TREMENDÃO, RESIDENCIAL RECANTO DO BOSQUE, RESIDENCIAL CIDADE VERDE, SÃO CARLOS, SETOR CÂNDIDA DE MORAIS, SETOR URIAS MAGALHÃES, TROPICAL VILLE, VILA JOÃO VAZ, VILA MARIA DILCE, VIL A MUTIRÃO, VILA NOSSA SRª APARECIDA, VILA REGINA, VILA SÃO JOSÉ;

CENTRO/SUL-28 bairros

AREIÃO, BAIRRO SANTO ANTONIO, CENTRO, JARDIM DAS ESMERALDAS, JARDIM GOIÁS, JARDIM MARILIZA, NOVA VILA, SETOR AEROPORTO, SETOR BUENO, SETOR CAMPINAS, SETOR CENTRO OESTE, SETOR COIMBRA, SETOR CRIMEIA LESTE, SETOR CRIMÉIA OESTE, SETOR DOS FUNCIONÁRIOS, SETOR MARECHAL RONDON, SETOR MARISTA, SETOR MORAIS, SETOR NORTE FERROVIÁRIO, SETOR OESTE, SETOR PEDRO LUDOVICO, SETOR SUL, SETOR UNIVERSITÁRIO, VILA NEGRÃO DE LIMA, VILA NOVA, VILA REDENÇÃO, VILA SÃO JOÃO, VILA SÃO LUIZ;

LESTE – 30 bairros

BAIRRO FELIZ, BAIRRO STª GENOVEVA, BAIRRO STº HILÁRIO, CHÁCARA DO GOVERNADOR, CONDOMÍNIO RECANTO DAS MINAS GERAIS, CONJUNTO ARUANÃ III, CONJUNTO FABIANA, CONJUNTO ITATIAIA I, CONJUNTO ITATIAIA II, CONJUNTO RESIDENCIAL SONHO VERDE, CONJUNTO RIVIERA, JARDIM CALIFÓRNIA, JARDIM DAS AROEIRAS, JARDIM DOM FERNANDO I, JARDIM GUANABARA I, JARDIM GUANABARA II, JARDIM GUANABARA IV, JARDIM MOEMA, JARDIM NOVO MUNDO, JARDIM SÃO JUDAS TADEU, LOTEAMENTO GRANDE RETIRO, PARQUE ATHENEU, PARQUE DAS AMENDOEIRAS, PARQUE DAS LARANJEIRAS, RESIDENCIAL CAMPOS DOURADOS, RESIDENCIAL VALE DOS SONHOS, SETOR COLEMAR NATAL SILVA, SETOR GOIÂNIA 2, VILA MARIA LUIZA, VILA PEDROSO.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .