Pela primeira vez o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (PMDB) se reuniu com o secretariado. O encontro foi realizado a portas fechadas nesta segunda-feira (16) no 6º andar do Paço Municipal. Na ocasião, o chefe do Executivo cobrou comprometimento por parte dos secretários com a gestão municipal.
O prefeito destacou que a administração pública não é para servir os interesses individuais dos secretários, que precisam servir a coletividade.
“Essa reunião foi para pedir o comprometimento de todos nós secretários. Foram as orientações gerais de uma administração participativa de colaborativa. Foi uma reunião de boas vindas e orientações gerais”, destacou a secretária de Saúde, Fátima Mrué.
Em determinado momento da reunião, o prefeito mostrou se preocupado com o déficit de vagas na educação. Ele disse que crianças não podem ficar desassistidas.
Integração
A secretária da Mulher, Célia Valadão (PMDB), informou que um ponto solicitado pelo prefeito Iris Rezende durante a reunião com os secretários foi que haja uma integração entre as diferentes áreas da Prefeitura de Goiânia.
“Naturalmente pediu empenho. Uma administração integrada. Nós estaremos numa administração integrada. Um secretário ajudando o outro. Aquilo que percebemos que deve ser levado para cada secretário será levado de uma forma mais rápida. Cada secretário estará envolvido”, explicou a secretária da Mulher, Célia Valadão.
Corte de gastos
De acordo com o secretário de governo, Samuel Almeida, o prefeito Iris Rezende destacou na reunião a necessidade de enxugar gastos. “É preciso ver o corte de gastos com criatividade, verificar com cuidado para que não haja desperdício com a coisa pública. Administrar com critérios. Vamos ter um diagnóstico das possibilidades de enxugamento. Inclui a área financeira, a área de gestão, começando por veículos, papel, telefone”, destacou.
Subprefeituras
Um dos assuntos tratados pelo prefeito Iris Rezende durante a campanha eleitoral foi a criação de subprefeituras. A discussão foi iniciada de maneira ainda embrionária. Primeiro será observada uma otimização dos instrumentos tecnológicos.
“Hoje já iniciamos. Temos uma equipe que estará analisando o que é possível implantar na área de tecnologia. Primeiro é uniformizar a linguagem para criar sistemas mais eficientes”, afirmou.