Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Iris chegou ao hospital sonolento, confuso e agitado, afirma cirurgião

Compartilhar

O neurocirurgião Valter Costa que conduziu os trabalhos em torno do procedimento cirúrgico do ex-prefeito Iris Rezende Machado (MDB) que sofreu um AVC na manhã desta sexta-feira (06) explicou que o político chegou ao hospital ‘sonolento, confuso e agitado’. O médico pontuou que o emedebista teve um sangramento no lobo temporal direito do cérebro e foi socorrido a tempo de evitar que entrasse em coma. 

O sangramento foi controlado e Machado irá ficar intubado em observação pelas próximas horas.  “Ele está bem mas nós deixamos ele intubado até amanhã porque se ele acordar agora ele vai ficar muito agitado, ele agitado com cérebro que tirou sangue da cabeça dele pode fazer sangrar de novo. Esse repouso até amanhã é necessário para deixar o cérebro em repouso”, explicou o neurocirurgião.

Publicidade

Valter também garantiu que se não houverem “fatores imprevisíveis” a tendência é de boa evolução. “É possível que não fique quase nenhuma sequela. Se ele recuperar bem, como estamos esperando que ele se recupere, vai ser poucas sequelas. No momento, ele não teve paralisia, o lobo temporal direito não causa paralisia. Se fosse o esquerdo, ele poderia ficar sem fala, memória e tudo, mas foi no lobo direito”, explicou.

Publicidade

A intubação, de acordo com Valter, fará bem ao ex-governador. “Esse repouso até amanhã é necessário para deixar o cérebro em repouso. O aspecto é muito bom. A gente não pode garantir que ele não vá sangrar de novo porque ele estava tomando anticoagulante.”

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.