Termina hoje (22) o prazo para o pagamento integral do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016 com 10% de desconto. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, 60% do imposto deve ser quitado nesta segunda-feira. Os outros 40% devem ser pagos em até 11 vezes, pelos contribuintes que optaram pelo parcelamento do tributo.
Neste ano, o modelo vigente permite a quitação do importo à vista ou o pagamento da primeira parcela. As outras 10 terá que ser emitidas via internet, por meio do site da Prefeitura de Goiânia, ou retirada em qualquer um dos 15 postos de atendimento instalados nas unidades Vapt Vupt, já que os boletos foram substituídos por via única.
De acordo com a administração municipal, amanhã (23) já haverá incidência de multas e juros sobre o IPTU 2016, além da possibilidade de negativação imediata de contribuintes inadimplentes.
“O desconto oferecido pelo pagamento à vista é significativo, vantajoso para o contribuinte. Por isso historicamente muitas pessoas optam por quitar o IPTU até a data do vencimento. O importante, no entanto, é manter o imposto em dia pagando à vista ou parcelando em 11 vezes. Não deixe de fazer isso porque a prefeitura vai negativa aqueles contribuintes que não pagarem em dia o IPTU”, alerta o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia.
Segundo calendário de vencimento publicado pela Secretaria Municipal de Finanças, os cidadãos que optarem pela divisão do tributo terão que pagá-lo mensalmente nos dias 21 de março, 20 de abril, 20 de maio, 20 de junho, 20 de julho, 22 de agosto, 20 de setembro, 20 de outubro, 21 de novembro e 16 de dezembro.