Publicidade
Brasil
| Em 2 anos atrás

Ipespe mede desempenho de Bolsonaro e Lula no debate da Band

Compartilhar

A pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada nesta terça-feira (18/10), trouxe, além das intenções de voto do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), a percepção do eleitor sobre o desempenho dos candidatos no debate da Band, realizado no domingo (16/10).

De acordo com o levantamento, 42% das pessoas responderam que Bolsonaro se saiu melhor, enquanto 41% classificaram Lula como o vencedor do debate. Os que disseram que não houve alguém com desempenho superior são 10%, e 7% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Ainda segundo o Ipespe, o debate teve impacto semelhante na opinião do eleitorado sobre ambos: 27% afirmaram que a imagem de Bolsonaro melhorou, 48% alegaram que não alterou, 19% declararam que piorou e 5% não souberam ou não responderam. No caso de Lula, esses números são, respectivamente, 26%, 46%, 21% e 7%.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa com grupos focais da AtlasIntel aponta que Lula venceu o debate de ontem com 54% entre os indecisos

Publicidade

Como foi o debate

No debate, enquanto Bolsonaro usava a mesma estratégia de vincular Lula à corrupção, o petista também usou dados para atacar o rival, atribuindo a isso sua “incompetência e má gestão” na pandemia de Covid-19 e na economia, mas trazendo novos recursos. O encontro foi classificado como “moderado”, com ambos candidatos controlando o tom de voz, evitando agressividade em gestos ou falas, e se movimentando com cautela.

Publicidade

Um momento que chamou a atenção dos telespectadores, foi quando Bolsonaro, ao falar sobre a Petrobras, tocou no ombro de Lula. O ex-presidente desviou, porém, andou para trás e refutou gesto, aguardando o adversário terminar de discorrer as acusações. Na fala, o presidente acusou o petista de ter feito um endividamento de R$ 900 bilhões em sua gestão e de ter entregue para o ex-presidente da Bolívia Evo Morales duas refinarias brasileiras.

Outro momento curioso, foi um trecho em que Lula mostra um papel a Bolsonaro e pergunta, rindo: “Esse aqui é você?”. Na internet, vídeo que já alcançou milhares de pessoas, os usuários se mostraram curiosos sobre o que estaria no papel. Em uma reportagem do portal UOL sobre o assunto, o veículo descobriu que papel nas mãos do petista, se trata de uma matéria do portal G1 sobre Bolsonaro já ter citado a pílula do aborto como solução para controle da natalidade, durante discurso em 1992.

Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, diz Ipespe

A pesquisa Ipespe/Abrapel coloca Lula com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro Na comparação com o levantamento anterior, cada um oscilou 1%, sendo Lula para baixo e Bolsonaro para cima. A pesquisa também mediu as intenções de voto apenas entre eleitores “com muito ou algum” interesse nas eleições. Nesse caso, o petista tem 52%, e o atual presidente, 48%.

Considerando os votos totais, Lula aparece com 49%. Bolsonaro, por sua vez, tem 43%. Brancos e nulos são 6%, enquanto os indecisos somam 2%. Quanto à rejeição, o atual ocupante do Palácio do Planalto registra 48%, e o ex-presidente, 45%.

O Ipespe ouviu 1.100 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro. Com 3% de margem de erro e nível de confiança de 95,45%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06307/2022.

Publicidade