O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) lançará nesta quinta-feira (17) uma campanha de doação de sangue para reforçar os estoques do Hemocentro de Goiás nesta época do ano, que soma comemorações de final de ano e férias.
Uma unidade móvel será ficará disponível durante todo o dia no pátio do Ipasgo para a coleta dos doadores. O ideal é que o Hemocentro tivesse 200 voluntários por dia para auxiliar na demanda imediata, além de conscientizar a população sobre a importância da doação.
Os interessados em fazer a doação de sangue deverão apresentar um documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos. Além disso, o voluntário não deverá estar em jejum, evitar consumir alimentos gordurosos, não ingerir bebida alcóolica 12 horas antes da doação, não fumar duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
Outra observação é que as pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses ou cirurgia há menos de um ano não poderão doar sangue. Para identificar os voluntários aptos, equipes do Hemocentro farão a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, teste de anemia e entrevista.