Pelo site, os usuários também poderão checar orientações sobre como regularizar a situação. Caso as pendências não sejam regularizadas, os usuários poderão ter sua conta do plano de saúde bloqueadas e até excluídos do Ipasgo.
Com a informatização das pendências, os usuários poderão conferir mensalmente sua situação. Caso haja pendência, o nome do titular estará no Relatório de Informações Cadastral (RIC). No entanto, o item ainda não foi disponibilizado no site.
Ao clicar no RIC, o usuário entrará em uma área restrita. Em seguida, deverá fazer login, com número de matrícula, e informar a senha. Com isso, a pessoa terá acesso a todas as pendências, seja não pagamento de mensalidades e coparticipações, suspensão ou bloqueio de serviços, falta de documentação, entre outros.
No mesmo local também poderão ser conferidos horários e dias de funcionamento dos postos de atendimento, o meio de contato e a unidade responsável para esclarecimento de dúvidas ou onde o usuário deverá comparecer.
O objetivo do Ipasgo é “beneficiar o usuário que poderá consultar sua situação cadastral de casa ou de qualquer lugar que tenha acesso à internet”. Também pelo site, o usuário poderá gerar e imprimir boletos para pagamento. A primeira lista de usuários com pendência deve ser divulgada em 20 de junho.