O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou esta semana uma edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRU) sobre o desenvolvimento da América Latina e o Caribe. De acordo com o site do Instituto, a publicação é semestral e debate o monitoramento de políticas regionais dos países da região e os mecanismos de convergência territorial.
“O Boletim coloca em debate as experiências da América Latina e o desenvolvimento regional desses países, permitindo um aprofundamento da avaliação dessas iniciativas que são atualmente pouco discutidas”, disse o coordenador e um dos organizadores do BRU, Guilherme Resende.
Uma série de artigos analisam a experiência brasileira em política regional, os desafios para as políticas regionais no México e na Colômbia, além de trazer uma contribuição para a reflexão sobre a elaboração de uma política regional latino-americana. Também são tratados os problemas de desigualdades regionais na América Latina e Caribe e as formas de superá-las.
A edição especial do Boletim Regional, Urbano e Ambiental foi originado da Rede Latino-Americana de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional (Rede), criada em 2013, pelo Ministério da Integração Nacional, com assessoria do Ipea.
Também fazem parte do projeto a Fundação Internacional e Latino-Americana de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), o Programa Regional para a Coesão Social na América Latina (EUROsociAL) e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.